CI

Safra de uva marcada por perdas em Caxias do Sul

Incidência de doenças preocupam produtores


Foto: Divulgação

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a colheita da safra de uva foi oficialmente finalizada, trazendo consigo uma realidade desafiadora para os produtores locais, conforme o dados do Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Marcada por perdas consideráveis e qualidade abaixo do esperado, essa safra enfrentou uma série de desafios impostos por fatores climáticos adversos.

Os viticultores da região enfrentaram um cenário desfavorável, com baixo número de horas de frio acumulado, geadas tardias e umidade excessiva durante o florescimento das plantas. Além disso, a forte ocorrência de doenças nas bagas das uvas agravou ainda mais a situação. Como resultado, estima-se que apenas um volume aproximado de 500 mil toneladas tenha sido colhido, representando uma redução de 40% em comparação com uma safra de produtividade normal.

Esse volume inclui toda a produção com propósito comercial, abrangendo uvas destinadas à transformação nas propriedades, uvas de mesa e aquelas destinadas diretamente às cantinas. Os vinhedos apresentam sinais alarmantes de incidência de doenças, principalmente a mufa, que causou desfolhamento precoce das plantas.

Diante desse cenário desafiador, os viticultores já estão tomando medidas proativas, iniciando a movimentação para a semeadura de plantas de cobertura do solo. No entanto, enfrentam dificuldades devido à escassez de sementes e preços elevados em relação ao habitual. Além disso, são realizados tratamentos fitossanitários para preservar a integridade do dossel vegetativo e tentar mitigar os danos causados pelas doenças.

Na região de Santa Rosa, a colheita também foi concluída, porém, os resultados foram desanimadores. Com um rendimento médio de apenas 8 toneladas por hectare, a fruta apresentou uma qualidade muito inferior ao esperado no início da safra, refletindo os desafios enfrentados pelos produtores em toda a região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.