CI

Safra do milho apresenta tendência de redução

Preço menos atrativo do cereal


Foto: Nadia Borges

As perspectivas para a safra 23/24 do milho em Mato Grosso são mostradas com perguntas devido às condições climáticas adversárias. Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), para o próximo ciclo, há previsão de um aumento de 6,27% na área destinada ao cultivo de milho em comparação com a safra 22/23. Esse declínio é atribuído, em parte, ao preço menos atrativo do cereal, que não está cobrindo as despesas dos produtores, além das condições climáticas adversas.

Quanto à produtividade esperada, a projeção para o ciclo é de 103,85 sacas por hectare, o que representa uma queda de 11,09% em relação ao ciclo anterior. No entanto, factores como o clima, a influência de deliberações e doenças serão determinantes para o rendimento final da cultura, inclusive nas áreas que estão planeadas para estar dentro da chamada "janela ideal".

As estimativas indicam que a produção para a temporada deve atingir cerca de 43,75 milhões de toneladas, o que representa uma redução significativa de 16,67% em comparação à safra anterior. Diante desse panorama desafiador, aliado aos menores preços esperados no ciclo, os produtores têm cautela nas negociações para a safra 23/24. Até novembro de 2023, apenas 15,59% da safra havia sido comercializada, representando um atraso de 26,74 pontos percentuais cinco em relação à média das últimas safras.

Contudo, a consolidação da redução na oferta em Mato Grosso no próximo ano pode impactar positivamente os preços do milho. Além disso, fatores como a oferta nacional de milho de segunda safra e as condições do mercado externo do cereal também podem influenciar os preços, tornando o contexto da safra 23/24 do milho ainda mais complexo e suscetível a variáveis ??múltiplas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.