CI

Safra paulista de laranja é estimada em 354 milhões de caixas

A safra de laranja de SP em 2007/08 deve ter alta de 1,6% ante a safra de 2006/07


A safra de laranja no Estado de São Paulo em 2007/08 (ano industrial, de julho a junho) deve ficar em 354 milhões de caixas de 40,8 quilos, alta de 1,6% ante a produção na safra 2006/07 que foi de 348,4 milhões de caixas, informou nesta quinta-feira (01-02) o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão do governo paulista.

A área de cultivo sofreu leve aumento de 1,2%, informou o IEA, para 667,24 mil hectares, ante 659,64 mil hectares na safra anterior. "O cultivo de laranja está em processo de migração das tradicionais regiões citrícolas para outras áreas, registrando um leve crescimento de plantio", afirmou o órgão em um comunicado.

O IEA informou que as condições até o final do ano passado estavam adequadas ao desenvolvimento das lavouras, o que resultou na elevação da estimativa de produção, mas que o tempo excessivamente chuvoso em janeiro poderá alterar um pouco o quadro no futuro.

"Eu creio que esse tempo nublado de janeiro pode reduzir um pouco a concentração de açúcar na fruta, reduzindo o rendimento industrial", afirmou o coordenador do IEA, Antônio Ambrósio Amaro. "Nosso pessoal vai a campo em fevereiro para trabalhar em uma nova estimativa", acrescentou.

A produção de laranja de São Paulo representa cerca de 80% da fruta utilizada pela indústria exportadora de suco do Brasil, que é o maior produtor e exportador mundial.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.