CI

Safra recorde atinge 122 milhões de toneladas


Pesquisa da Conab em 284 municípios indica bons resultados nas culturas de trigo, aveia, cevada, centeio e girassol. O Brasil vai colher uma safra recorde de 122,38 milhões de toneladas. É o que indica a pesquisa realizada em agosto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 284 municípios da região Centro-Sul e mais os estados da Bahia e Tocantins, áreas onde estão em andamento as culturas de inverno - trigo, aveia, cevada, centeio, girassol e triticale -, as culturas de milho - segunda safra ou safrinha - e a terceira safra de feijão. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Conab, Luís Carlos Guedes Pinto, destacando que o volume a ser colhido na safra 2002/03 representa um incremento de 26,5% em relação aos 96,76 milhões de toneladas no período 2001/02 e um aumento de 1,8% em relação ao quinto levantamento da Conab, de junho.

Maior produtividade

Guedes Pinto destacou o ganho de produtividade no cultivo de grãos e volume da produção de soja e milho - no conjunto, mais de 99 milhões de toneladas -, principais responsáveis pelo novo recorde, que supera a marca de 120 milhões de toneladas da safra 2000/01. O levantamento da Conab, feito entre os dias 25 e 30 do mês passado com 850 informantes, mostra uma safrinha de milho recorde - 12,6 milhões de toneladas - e uma produção de trigo de 5,12 milhões de toneladas, suficiente para atender 48% do consumo interno.

O pressuposto do ganho em produtividade parte da profissionalização dos produtores e do modesto aumento na área plantada na comparação de uma safra com a outra: nesta safra foram cultivadas 43,8 milhões de hectares, um avanço de 8,9% em relação aos 40,2 milhões de hectares do ano anterior. A safrinha de milho, por exemplo, representa um aumento de 104% em relação à colheita anterior, de 6,18 milhões de toneladas. Em relação ao levantamento efetuado no mês de junho, a produção de milho é 1,5 milhão de toneladas maior, principalmente em razão da colheita do Paraná.

O presidente da Conab lembrou ainda que o clima favorável até agora impulsionou também a safra recorde de trigo, que este ano será 76% superior a do inverno de 2002. Outra cultura de inverno que merece destaque é a do sorgo, com uma produção de 1,56 milhão de toneladas, o equivalente a 96,7% acima da safra do ano anterior.

O sexto levantamento da Conab confirma o excelente desempenho da produção de soja, estimada em 52 milhões de toneladas, ou seja, uma safra 24,2% maior do que a que foi colhida no período 2001/02. Outro grão que contribuiu para esta safra recorde é o feijão: as três safras desse produto vão render 3,26 milhões de toneladas, um aumento de 9,3% em relação à safra anterior.

"A safra recorde é resultado do investimento dos agricultoras e da profissionalização do setor. Um exemplo disso é o nível de produtividade da agricultura brasileira. Nas últimas treze safras, a área plantada no Brasil cresceu 1,2% ao ano, enquanto no mesmo período a produção agrícola aumentou 6,4% ao ano", disse Guedes Pinto.

Arroz

Ao contrário dos demais grãos, a pesquisa da Conab mostra queda de produção do arroz, cultura que teve a área de cultivo 0,9% inferior à safra passada e sofreu também com o excesso de chuvas no período de plantio no Rio Grande do Sul. A safra de arroz deverá chegar 10,4 milhões de toneladas - queda de 1,9% -, o que significa que o Brasil deverá importar, para atender o consumo interno, entre 1 milhão e 1,5 milhão de toneladas.

Segundo a Conab, as demais culturas de verão estão com a colheita concluída, sem ajustes significativos em relação ao levantamento de junho. Quanto às culturas de inverno, alerta a Conab, poderá haver mudanças devido a variações climáticas, que serão diagnosticadas na próxima pesquisa, que será realizada entre os dias 5 e 11 de outubro. Nesse período, a Conab fará também o levantamento de intenção de plantio para a safra 2003/2004.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.