CI

Safra tem 9,1 mil lavouras de tabaco atingidas pelo granizo

Embora o número atual seja inferior ao da safra passada, o prejuízo deve ser maior


Os temporais de granizo já causaram estragos em 9.149 lavouras de tabaco na safra atual, nos três estados do Sul do País. Pelo menos 3.820 delas são do Vale do Rio Pardo e foram danificadas durante a tempestade da última terça-feira. No mesmo período do ano passado, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já registravam prejuízos em 12.963 plantações.

Embora o número atual seja inferior ao da safra passada, o prejuízo deve ser maior. “Isso, devido ao estágio em que se encontrava o tabaco no dia do temporal. Já estava bem desenvolvido e havia muitas folhas nos pés”, explica o gerente técnico da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Paulo Vicente Ogliari.

De acordo com balanço realizado pela Afubra no fim da manhã de sábado, no Vale do Rio Pardo, o município com maior número de lavouras de tabaco afetadas terça-feira é Venâncio Aires. Por lá, houve pelo menos 650 plantações danificadas. Depois, aparece Candelária, com 443; Santa Cruz (420), Vale do Sol (368), Vera Cruz (362), Cerro Branco (193), Sinimbu (191), Herveiras (184), Paraíso do Sul  (162) e Agudo (90). Outros municípios tiveram danos em menor quantidade.

Fora os estragos nas lavouras, também foram registrados prejuízos em estufas de tabaco. Conforme Ogliari, no Vale do Rio Pardo foram 89 destelhamentos. A expectativa da Afubra é de que, se o tempo firmar, a avaliação de todos os danos seja concluída em uma semana. Por enquanto, não há estimativa do valor do prejuízo.

Escolas

Os moradores de Vera Cruz ainda sentem os efeitos dos estragos do temporal. Apesar de muitos serviços terem sido normalizados, a chuva de sábado interrompeu parte dos trabalhos em algumas escolas. Por isso, não haverá aulas nas escolas Elemar Kroth e São Francisco na manhã desta segunda-feira. O turno da tarde deve ter atividades normais.

Conforme a Prefeitura, as aulas foram canceladas por razões de segurança e para organização e limpeza dos espaços. Outras escolas, apesar de terem sido atingidas, terão aulas normais. Da mesma forma, as escolas municipais de educação infantil (emeis) atenderão normalmente nesta segunda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.