CI

Sai novo estudo sobre a mandioca

Estudo que busca oferecer cultivares mais produtivas de mandioca e manejos que permitam a redução dos custos


Estudo que busca oferecer cultivares mais produtivas de mandioca e manejos que permitam a redução dos custos de produção foram apresentados em Rio Pardo. Os pesquisadores Cinara Morales e Zeferino Chielle, da Fepagro, mostraram os resultados do trabalho e o zoneamento agroclimático desenvolvidos em parceria com a Afubra.

Segundo Cinara, o trabalho avaliou 21 variedades e seleções da safra 2008/2009 quanto ao percentual de enfolhamento, massa seca da parte aérea, número e peso de raízes por planta e teor de amido. Os resultados apontaram a cultivar Prata como a mais produtiva, com 31,3 toneladas por hectare, embora outras variedades tenham registrado rendimento semelhante.

Segundo Chielle, que apresentou o zoneamento agroclimático para a cultura no Rio Grande do Sul, a baixa incidência de geadas e a qualidade do solo fazem do Alto Uruguai e da Depressão Central áreas recomendadas para o cultivo em dois ciclos visando à produção para alimentação humana e animal, além da produção de bioenergia.

As palestras ocorreram no parque da Afubra, durante a 11 Reunião da Mandioca e a 1 Reunião da Batata Doce, promovidas por Fepagro, Emater, Embrapa e prefeitura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.