Saiba como enzimas exógenas podem reduzir custos com rações
CI
Imagem: Divulgação
NUTRIÇÃO ANIMAL

Saiba como enzimas exógenas podem reduzir custos com rações

Quimtia desenvolveu pacote tecnológico que oferece opções de uma enzima até blends para todas as espécies de animais
Por:

Em um cenário de escalada de preços e de escassez de matérias-primas para a produção de rações, soluções capazes de melhorar seu aproveitamento, como as enzimas exógenas, são importantes para a redução de custos. A Quimtia, referência em nutrição animal, é expert nessas substâncias e desenvolveu um pacote tecnológico que oferece desde opções com a utilização de apenas uma única enzima a blends enzimáticos, para todas as espécies animais.

O preço das rações deve sofrer com os impactos de 2020, como a seca severa que causou queimadas descontroladas e o atraso no plantio da soja nas regiões Centro-Oeste e Sul, ameaçando o milho de segunda safra que será plantado em 2021. A carne também está com valores recordes, o que aumenta a produção e o consumo de rações. Nesse contexto, há a desvalorização do real frente ao dólar, o que estimula as exportações de grãos.

De acordo com Solano Alex Oldoni, médico veterinário da Quimtia, as enzimas exógenas são metabólitos originários de fungos ou de bactérias que auxiliam no processo de digestão dos alimentos. "Com o uso das enzimas exógenas, o animal aproveita melhor o que ingere, mantendo a produção com um custo menor de alimentação ou ainda melhorando a qualidade final da carne ou leite", explica.

Oldoni esclarece que a escolha do tipo e quantidade da enzima aplicada deve ser feita de maneira personalizada. "Cada enzima possui uma ação específica em um determinado ingrediente usado na ração. A escolha deve ser feita com base em uma análise criteriosa do nutricionista responsável", afirma. O profissional leva em consideração o custo de cada matéria-prima e o quanto cada enzima pode valorizar os nutrientes da ração em cada fase de produção.

As soluções podem ser usadas por pequenos produtores e fábricas de rações. A empresa conta com um corpo técnico qualificado para dar suporte quanto à viabilidade e ao uso de cada enzima, dando segurança ao processo. A Quimtia, por meio de simulação de fórmulas, mostra qual será a real economia com o uso das enzimas, aumentando o lucro do produtor.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink