Saiba como identificar a procedência de um fertilizante
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Imagem: Eliza Maliszewski
DICAS

Saiba como identificar a procedência de um fertilizante

Observar se as condições do lacre e se o logo da empresa está intacto
Por: -Aline Merladete

Com as adulterações recentes de cargas de fertilizantes, a importância de saber a procedência de um produto tem se tornado cada dia mais imprescindível. 

É preciso garantir que as medidas de controle e segurança sejam realizadas, incluindo ações junto às transportadoras, haja vista que as fraudes têm ocorrido depois que os produtos saem da fábrica, bem como apoiado as autoridades nas investigações em andamento.

A Mosaic Fertilizantes elaborou as seguintes recomendações a serem seguidas pelos seus clientes no recebimento do produto:

NO CAMINHÃO

-Recomenda-se avaliar se não há nenhum rompimento nos fechos ou remendo na lona.

-No caso de veículos destinados às revendas e cooperativas, verificar com atenção os lacres do veículo, que devem ter a mesma numeração, que também é descrita no campo de observações das notas fiscais do produto. Caminhões e carretas simples contam com quatro lacres na lona, enquanto bitrens e rodotrens têm oito.

ANTES DE ABRIR O PRODUTO

-Observar se as condições do lacre e se o logo da empresa está intacto;

-Checar se todos os big bags estão em boas condições, com peso e volume uniformes, e devidamente lacrados.

AO ABRIR A EMBALAGEM

-Verificar a característica física do produto: se o formato dos granulos estão fora do padrão e/ou irregulares ou se a coloração é diferente do padrão normalmente recebido.

TESTES PRÁTICOS

Existem dois testes práticos que podem ser feitos para verificar a qualidade do produto:

-Teste de solubilidade na água, pois o KCI (Cloreto de Potássio) é 100% solúvel, enquanto os produtos fraudados não são.

-Adição de suco de limão, que feita no produto fraudado provoca desprendimento de bolhas de gás, como em um efeito efervescente. Vale ressaltar que esta orientação não se aplica para MAP e MicroEssencials.

O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA DE ADULTERAÇÃO DO PRODUTO

-Não receber o produto até a confirmação da sua regularidade
-Compra CIF – contatar a equipe comercial que o atende ou central de atendimento 0800 118 649
-Compra FOB – contatar a transportadora contratada pelo cliente para o transporte da mercadoria e equipe comercial conforme instruções acima
-Compra por canais de venda (cooperativas e revendas) – contatar a equipe comercial do revendedor


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