Saiba como será o início da semana

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
Imagem: Marcel Oliveira
AGROTEMPO

Saiba como será o início da semana

O tempo será seco também ao Sul do Brasil, com temperaturas baixas ao amanhecer
Por: -Aline Merladete

Para esta segunda-feira (17/05) o destaque fica para o calor e tempo seco em uma grande área ao centro do país, isso por conta da atuação de uma região de alta pressão, a cerca de 5 km acima da superfície, que impede a chegada de umidade e a formação de nuvens carregadas. O tempo será seco também ao sul do Brasil, com temperaturas baixas ao amanhecer. E na região norte e nordeste, as chuvas prevalecem e com a possibilidade de ser localmente fortes, devido ao deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Na terça-feira (18/05) a passagem de uma frente fria de forma oceânica, irá provocar um aumento da nebulosidade na faixa leste dos estados do sul e sudeste, porém sem provocar chuvas significativas. Além disso, a incursão de uma nova massa de ar polar irá derrubar as temperaturas, podendo ocasionar a formação de geadas na região sul, sobretudo nas regiões de serra. Na quarta-feira (19/05), este padrão prevalece ainda com poucas condições de chuvas e alta probabilidade para a formação de geadas ao sul. O frio também avança para o sudeste, porém ficará estabelecido na faixa leste de SP e sul de MG. As outras condições que prevalecem nos próximos dias, ainda será a região de alta pressão impedindo a formação de nuvens carregadas na parcela central do país e as chuvas volumosas entre o norte e norte do nordeste brasileiro. 

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
Na faixa norte da região norte, devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), aliada ao calor e os ventos favoráveis para chuvas, podemos esperar para esta segunda-feira chuvas volumosas ao norte do estado do PA, RR e AP. Estas chuvas poderão ser na forma de temporais e ocorrer em um curto período de tempo, além de provocar acumulados superiores aos 50 mm em algumas localidades ao norte do PA. Entretanto, ao sul da região, como nos estados de RO, TO e sul do AM e PA, a condição para chuvas é menor, devido à proximidade com a massa de ar seco da parcela central do país.

Região Nordeste
As chuvas mais expressivas, ficarão restritas ao estado do MA, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), podendo provocar acumulados superiores aos 40 mm  no decorrer do dia. Contudo, na faixa leste do nordeste também há condições para chuvas, especialmente entre o  litoral norte da BA e SE, sobretudo devido à influência de uma frente fria que atua no oceano. Já no interior da região, em particular no oeste da BA e sul do PI a condição é de tempo seco. E entre o CE e PE, há possibilidade de chuvas rápidas e passageiras, devido à circulação marítima.

Região Centro-Oeste
De maneira geral, o tempo será quente e seco em toda a região centro-oeste. Isso por conta de um sistema de alta pressão que impede a chegada de umidade e consequentemente a formação de nuvens carregadas sobre a região. E deste modo, existe uma tendência de menos cobertura de nuvens, fazendo com que a superfície fique mais exposta a radiação solar o que provoca um maior aquecimento. Assim, as temperaturas poderão passar dos 35°C no norte do MS e sul do MT na tarde desta segunda-feira, e índices de umidade relativa do ar abaixo dos 20% nessas regiões e ao sul de GO.

Região Sudeste
O tempo seco ainda predomina em quase toda a região sudeste devido a área de alta pressão, a 5 km acima da superfície, que impede a formação de nuvens carregadas, favorecendo uma tarde seca e com temperaturas elevadas, sobretudo, no oeste do estado de SP e na metade oeste do estado de MG. Entre o leste de MG, leste de SP e nos estados de RJ e ES, o tempo terá uma maior variação de nebulosidade, devido à umidade transportada do mar para a costa, porém sem possibilidade para chuvas. O dia também terá uma grande variação na temperatura, em todo o estado de SP e na região central de MG, o amanhecer será ameno, com temperaturas próxima dos 15°C e no período da tarde, os termômetros podem passar dos 33°C, especialmente no oeste paulista e norte mineiro.

Região Sul
A massa de ar polar, frio e seco, mantém as condições para temperaturas amenas, especialmente ao amanhecer, porém sem condições para a formação de geadas. As temperaturas ficarão entre 8°C de mínima a 20°C de máxima no sul do estado do RS, de 8°C de mínima a 17°C de máxima  na serra catarinense, e no noroeste paranaense dos 16°C de mínima aos 30°C máxima no período da tarde. Além disso, em todas as localidade o tempo será seco. 

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:

Temperatura Máxima


:


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink