CI

Saiba qual a melhor época para compra de insumos 

“Identificar o melhor momento de compra de insumos é de suma importância para a saúde dos negócios"


Um levantamento realizado pelo Pecege Projetos levantou qual seria a melhor época para a compra de quatro tipos de insumos agrícolas. O estudo foi motivado pela recente alta no preço desses produtos e leva em consideração estatísticas sobre corretivos, fertilizantes, herbicidas e inseticidas. 

De acordo com João Moraes, pesquisador do Pecege Projetos, o levantamento foi feito no estado de São Paulo e busca informar o produtor sobre os meses com maior probabilidade de alta ou baixa nos produtos. Segundo ele, dados se baseiam em pesquisas mensais efetuadas com distribuidores. 

“Identificar o melhor momento de compra de insumos é de suma importância para a saúde dos negócios, principalmente porque eles sofrem grandes oscilações de preço ao longo do ano”, comenta. 

Sobre os fertilizantes, a empresa diz que a ureia registra forte oscilação ao longo do ano, com pico entre julho e outubro, e baixa nos meses de junho, dezembro e fevereiro e o calcário, usado principalmente como corretivo, está mais barato entre abril e agosto e mais caro entre outubro e fevereiro. No caso dos herbicidas, para o glifosato existem poucas variações durante o ano, mas os preços tendem a ser mais altos entre junho e novembro e mais baixos de dezembro a março, ao contrário do fipronil, que tem alta de setembro a fevereiro e baixa entre março e agosto. 

Segundo a Pecege Projetos, o custo dos insumos no total gasto para a produção de cana-de-açúcar, por exemplo, subiu cerca de 34% nos últimos dez anos. Além disso, o “índice saltou de 22,7% para 30,5% no período analisado, conforme pesquisa efetuada com produtores independentes da região Centro-Sul". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.