CI

Saiba se o tempo permanecerá instável

Na sexta-feira, a instabilidade diminuirá em grande parte do Sul


Foto: Marcel Oliveira

A quinta-feira (12/11) o dia foi bastante instável, devido a passagem de uma região alongada de relativa baixa pressão que gera instabilidade, conhecida por cavado, juntamente com o calor influenciou o tempo entre o MS, GO, grande parte do Sul e do Sudeste, que provocando pancadas de chuva forte e temporais isolados, em especial em áreas da zona da mata mineira e parte do centro de MG, no noroeste e norte do RJ e no sul do ES, que desde a madrugada já registrava acumulados expressivos.

Um outro cavado no sul do Brasil, favoreceu para pancadas de chuva forte do norte do RS ao PR, com temporais isolados. Também em SP, demais áreas do RJ, e do sul ao triângulo de MG houve de pancadas de chuva muito isoladas, no período da tarde. No RS a chuva foi fraca e em algumas áreas do sul e do litoral, onde uma baixa pressão no oceano influenciará o aumento de umidade para esse setor.

Nos dias 12 e 13 a instabilidade será significativa em áreas do norte ao litoral do MA e do nordeste e litoral do PA, e no sul do AP, onde haverá chuva forte e chance de acumulados expressivos em algumas localidades.

Sexta-feira:

A instabilidade diminuirá em grande parte do Sul, apenas no litoral de SC e do PR o tempo estará instável com condições para chuva isolada. Por conta de instabilidades e da umidade do ar elevada há chances para chuva forte em grande parte das áreas do sul do ES, grande parte de MG e principalmente no RJ. Nas outras áreas do Sudeste e no Centro-Oeste a presença do fluxo de umidade que vem da Amazônia e um cavado contribuirão para pancadas de chuva forte e isoladas, com destaque para o DF e em GO.

Sábado:

O fluxo de umidade continuará do ES e RJ ao MT, onde as pancadas de chuva poderão ser fortes com raios, devido também ao calor. Em grande parte de SP, em MS e no Sul o tempo estará sob a influência de circulação anticiclônica – um padrão de circulação no sentido anti-horário de cima para baixo que impede a formação de nuvens carregadas - por isso o tempo estará com pouca nebulosidade, mas pode haver pancadas de chuva isoladas no norte de SP e do MS.

Domingo:

Há condições para pancadas de chuva forte em grande parte do Sul, com menor chance no sul e sudoeste do RS, e também no oeste e sul de MS e extremos sul e oeste de SP. Nas outras áreas de SP, no RJ e no sul e triângulo de MG não deverá chover por causa da influência da circulação anticiclônica. O fluxo de umidade em baixos níveis com uma região de baixa pressão favorecerão as pancadas de chuva do ES ao centro-norte e leste de MG, em GO, no DF, e em grande parte de MT e do sul a o sudoeste da BA.

Material elaborado pela equipe Agrotempo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.