CI

Sanidade do rebanho em MT pode interferir no aumento das exportações

Pecuristas reclamam da falta de estrutura do Indea


Pecuristas reclamam da falta de estrutura do Indea

Sanidade foi um dos assuntos abordados na quarta-feira (13), no Circuito Feicorte, que acontece até esta quinta-feira amanhã (14) no Centro de Eventos Pantanal. Este pode ser o principal entrave para que Mato Grosso continue aumentando as exportações. A saúde do rebanho também preocupa os pecuaristas que reclamam da falta de estrutura do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).


Produtor em Acorizal, a 59 quilômetros de Cuiabá, Luis Carlos Meister acrescenta que a fiscalização nos 700 quilômetros da fronteira entre Mato Grosso e Bolívia é uma ameaça grave e constante à sanidade do rebanho mato-grossense. "Um só caso de febre aftosa compromete toda a cadeia produtiva. O mercado brasileiro está ameaçado".

Já José Rosa Campos, pecuarista Rondonópolis diz que na sua região o principal problema é a fiscalização da vacinação nas pequenas propriedades. "Os grandes produtores cumprem todas as regras porque sabem quanto custa um deslize quando o assunto é sanidade do rebanho, mas os pequenos e, principalmente, os assentados não têm consciência da importância de vacinar o rebanho por menor que ele seja".

Apesar das reclamações dos pecuaristas, a presidente do Indea, Maria Auxiliadora Pereira Rocha Diniz está otimista e conta que nesta quinta-feira (14) tem uma agenda com o governador Silval Barbosa para tratar da questão orçamentária do órgão. "Também já temos recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para várias ações".


A principal dificuldade do órgão, segundo Auxiliadora é a falta de pessoal. "Mas o Governo já fez o concurso e acreditamos que em breve começarão a chamar os aprovados". Ela diz ainda que há sete postos fixos de fiscalização para cobrir os 700 quilômetros de fronteira e outros vários outros móveis. "Temos pelo menos quatro ações ao longo do ano para intensificar a fiscalização na fronteira".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.