CI

Santa Catarina confirma 121 casos de gripe A

Dados da Secretaria de Estado da Saúde mantêm número de cinco mortes


A diretora-geral da Secretaria de da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, divulgou na manhã desta quinta-feira os novos dados sobre a gripe A. De acordo com a diretora, são 121 casos confirmados e 620 ainda em investigação. O número de mortes de pacientes que comprovadamente tinham a doença continua o mesmo: cinco.

Carmen revelou ainda que foram registradas 36 mortes por doenças respiratórias graves, que podem ou não terem sido causadas pela gripe A. A confirmação do diagnóstico só pode ser feita depois do resultado do exame laboratorial.

Emergência

Em entrevista à rádio CBN/Diário, a diretora explicou que o decreto de situação de emergência em Santa Catarina, assinado do dia 3 de agosto mas só divulgado agora, visa apenas agilizar o processo de compra de materiais e equipamentos para exames de identificação da gripe A no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

— Nossa situação é um pouco diferente do Rio Grande do Sul e do Paraná. O número de casos deles é bem maior em relação à população. Foi feita uma lógica administrativa, em hipótese alguma estamos omitindo informação — explicou Carmen.

Para a diretora-geral da Secretaria da Saúde, a tendência é que o número de casos cresça ainda mais. Carmem pediu ainda que os cuidados básicos sejam mantidos, como cobrir o rosto quando tossir e espirrar, lavar as mãos constantemente e evitar contato com outras pessoas se tiver sintomas de gripe.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.