Santa Catarina inicia colheita da pitaia
CI
Imagem: Foto: Epagri/SC
PITAIA

Santa Catarina inicia colheita da pitaia

Previsão para a safra 2020/21 é de um aumento de 30% em relação ao ano anterior
Por: -Lucas Rivas

Os produtores catarinenses de pitaia entram em 2021 iniciando a colheita da fruta com boas perspectivas. A previsão para a safra 2020/21 é de um aumento de 30% em relação ao ano anterior. De acordo com o engenheiro-agrônomo da Epagri Ricardo Martins, na safra passada foram colhidas 600 toneladas de pitaia no Sul do Estado, onde se concentra a produção catarinense. “O crescimento da cultura na região é esperado em virtude da transformação dos pomares que até então eram jovens em adultos e da capacidade de ampliação das cooperativas”, explica.

De acordo com estimativa da Epagri, a área de cultivo de pitaia é de cerca de 200ha e está em plena expansão. Santa Catarina já é o segundo maior produtor da fruta no Brasil. “É um crescimento um pouco acelerado que nos preocupa em relação ao escoamento da fruta e à capacidade operacional das cooperativas. Por outro lado, é uma oportunidade de diversificação das atividades da agricultura familiar”, ressalta o agrônomo.

O clima também deve favorecer a safra catarinense neste ano. De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, haverá chuva próxima a acima da média climatológica em Santa Catarina no primeiro trimestre de 2020. O período também deve ter temperatura próxima a acima da média. A colheita da pitaia em Santa Catarina vai de janeiro a maio.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink