CI

Santa Catarina renova medidas preventivas contra Influenza Aviária

O objetivo é manter a vigilância e as medidas preventivas


Foto: Pixabay

Santa Catarina permanece livre de casos de Influenza Aviária neste ano, porém, como precaução diante da detecção do vírus H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil, o Governo do Estado renovou o decreto que declara estado de emergência zoossanitária, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina. O objetivo é manter a vigilância e as medidas preventivas.

O Decreto nº 540/2024, em vigor desde 4 de abril de 2024, estende-se por 180 dias, retroativo a 16 de janeiro de 2024. Esta medida possibilita a regulamentação de ações e investimentos voltados ao enfrentamento preventivo do vírus.

Apesar de o Brasil ser o maior exportador mundial de carne de frango e o segundo maior produtor, nunca registrou Influenza Aviária na produção comercial. Em 2023, o país registrou seu primeiro caso da doença, mas sem afetar a produção catarinense.

Até o momento, o Brasil totaliza 160 casos de gripe aviária, a maioria em animais silvestres, de acordo com dados oficiais. Santa Catarina registrou 21 casos em 2023, a maioria em aves silvestres. O último caso confirmado no estado foi em 18 de dezembro de 2023.

Desde o primeiro decreto, emitido em 20 de julho de 2023, o Governo de Santa Catarina tem investido em infraestrutura, equipamentos e contratação de profissionais para intensificar a vigilância e combater o vírus, garantindo a segurança sanitária da avicultura catarinense.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.