CI

São Gabriel: Agricultores iniciam plantio da safra de verão após chuvas

Plantio entrará em um processo acelerado neste período do mês de outubro


Após as últimas chuvas ocorridas em todo Mato Grosso do Sul, os agricultores de São Gabriel do Oeste deram início ao plantio das sementes de soja, pela Safra de Verão. Segundo o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Julio Bortolini, alguns agricultores já haviam começado o plantio até a semana passada, nos lugares em que já havia dado uma chuva diferenciada da região, porém o plantio propriamente dito se iniciou nesta semana, com a regulagem das chuvas.


Ainda segundo o presidente do Sindicato Rural, o plantio agora entrará em um processo acelerado neste período do mês de outubro para que os agricultores que quiseram plantar o milho safrinha em 2013, para que eles possam ter um espaço da melhor data possível para fazer o plantio da safrinha, pois se o prazo passar do mês de outubro já ficará muito tarde para fazer o plantio do milho.

Segundo o presidente, ainda não é possível mensurar a área que já foi plantada de soja no município, em razão de o plantio ter iniciado recentemente, mas que em um prazo de 10 dias aproximadamente já será possível fazer uma estimativa de quanto já foi plantado, e o quanto evoluiu o plantio da soja em São Gabriel.

Momento bom para a soja


Um aumento na área de soja em São Gabriel foi um dos destaques feito pelo presidente do Sindicato Rural, Julio ressaltou a expansão das áreas no município, que se estendeu também na área da pecuária, afirmando que o momento da soja é bom, onde os agricultores que já “travaram” – bloquear o produto em relação ao dólar ou real, para se ter uma garantia mínima de remuneração – os preços para o futuro, já garantiram uma rentabilidade ótima para colher, e quem ainda não “travou”, o presidente aconselha se apressar, pois o mercado está sinalizando baixa na soja, em que já teve uma queda bastante grande, onde o pico das vendas melhores já foram, porém ainda está em tempo para quem quiser travar.

Continuando com o assunto do momento bom para a soja, o presidente disse ainda que a safra 2012/2013 provavelmente será de mais um ano promissor para a agricultura, valendo também para a safrinha, porém, ele ressalta que não quer dizer que isso vai se refletir para a safra 2013/2014.


Julio destacou também a safrinha 2012 em São Gabriel do Oeste e em todo o Brasil onde foi registrado um resultado recorde, em que segundo ele nunca antes foi registrado um resultado tão bom, tanto de remuneração que foi muito boa, quanto de produção que foi altíssima.

Estimativa de produção


De acordo com o presidente, ainda não é possível fazer uma estimativa de quanto será a produção da Safra de Verão em São Gabriel, pois o quadro vai se formando ao longo do período em que a planta vai se desenvolvendo, o que depende muito também das condições do tempo ao longo deste desenvolvimento. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.