São Gabriel (MS) é a cidade que mais produz sorgo no país, aponta IBGE
CI
Agronegócio

São Gabriel (MS) é a cidade que mais produz sorgo no país, aponta IBGE

Estado ocupa a terceira posição no ranking
Por:
Segundo dados do levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril desse ano, Mato Grosso do Sul ocupa a terceira posição no ranking de produção de sorgo no país, perdendo apenas para os estados de Minas Gerais e Goiás.


São Gabriel elevando o ranking

Ainda de acordo com o IBGE, em média, o país produz 1,5 milhões de toneladas de sorgo, e o município de São Gabriel do Oeste é responsável por 5% de toda essa produção.

Os dados apontam que 62% de todo sorgo brasileiro está localizado na região Centro-Oeste. O estado detém 162 mil toneladas, equivalente a 10,6% de toda a produção nacional. Outra curiosidade é que quase a metade da produção de sorgo do estado vem de São Gabriel, com isso, o município ganha o título de cidade que mais produz sorgo no Brasil.


Incentivo governo federal

Com o objetivo de financiar o cultivo de 100 mil hectares de sorgo sacarino em áreas de renovação de canaviais, o governo federal anunciará em breve a liberação de R$ 270 milhões, para proporcionar uma oferta adicional de 300 milhões de litros de etanol na próxima safra. Normalmente, a cada ano as usinas renovam 20% da área total e no período de entressafra plantam leguminosas para em seguida replantar a cana.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink