Agronegócio

São José dos Campos desenvolve políticas sustentáveis para o meio rural

Mais de metade da área rural do município está em áreas de preservação
Por:
1285 acessos
Secretaria de Meio Ambiente busca cooperação do IICA para desafios da nova configuração do campo.

As áreas rurais do estado de São Paulo passam por um fenômeno com duas faces mais visíveis. Por um lado, os jovens nascidos no campo preferem viver nas cidades. Por outro, a vegetação recuperou-se, em alguns casos pela redução na atividade agrícola, e, em outros, pelo reflorestamento em áreas de proteção ambiental. Em São José dos Campos, o poder público municipal busca formas de enfrentar os desafios da nova configuração dos espaços rurais. Mais da metade da área rural do município está em áreas de preservação. 


A secretária do Meio Ambiente do município, Andréa Francomano Bevilacqua, reuniu-se com o representante doInstituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, e especialistas da área deRecursos Naturais e Mudanças Climáticas da instituição. O encontro foi o primeiro passo para um futuro acordo de cooperação técnica entre o IICA e a administração municipal. 


Em parceria com os governos locais, o instituto desenvolve ações que promovem o uso sustentável dos recursos naturais na agricultura. A instituição apoia os 34 países onde atua no desenvolvimento de políticas que reduzam ou eliminem os impactos negativos da atividade agrícola no meio ambiente. Os especialistas atuam em três linhas de ação: apoio ao melhoramento da gestão dos recursos naturais (água, solos e biodiversidade); adaptação da agricultura às mudanças climáticas e promoção da agropecuária ambientalmente responsável. 

 
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink