CI

São Luís busca adesão ao Sisbi-Poa

Sistema padroniza procedimentos de inspeção de produtos de origem animal


Sistema padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo maior segurança alimentar

No final de junho, aconteceu em São Luís, Maranhão, a cerimônia para oficializar a intenção do município em participar do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi–Poa). O objetivo do Sistema é garantir uma maior segurança alimentar por meio da padronização dos procedimentos de inspeção. Para fazer parte do Sisbi-Poa é preciso comprovar que existem condições de avaliar a qualidade dos produtos com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Durante o evento, o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária, Ângelo Ottati, ressaltou a importância da participação da cidade no Sisbi-Poa. Segundo ele, além de fortalecer a segurança alimentar do cidadão e garantir maior qualidade dos produtos, a adesão ao Sistema possibilitará a comercialização de carnes, ovos, pescados, leite e mel, em âmbito nacional, o que contribuirá para a economia local e no desenvolvimento do agronegócio.

Atualmente, fazem parte do Sistema, quatro estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul), sete municípios (Cascavel/PR, Erechim/RS, Alegrete/RS, Rosário do Sul/RS, Santa Cruz do Sul/RS, São Pedro do Butiá/RS e Uberlândia/MG) e um consórcio de municípios (Consad – São Miguel do Oeste/SC). Além de São Luís, encontra-se em processo de adesão 14 estados (ES, SP, SC, GO, TO, MT, MS, AC, RN, PB, PE, PA,CE, AM), o Distrito Federal, 60 municípios e cinco consórcios municipais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.