O avanço de instabilidades deve intensificar as chuvas em parte da Região Sudeste neste sábado (7), principalmente em São Paulo, no Triângulo Mineiro, no oeste e sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as precipitações podem ser acompanhadas de trovoadas, enquanto as temperaturas permanecem elevadas em grande parte da região.
O aumento das instabilidades está relacionado ao deslocamento de uma frente fria a partir do Sul do país e à organização de um canal de umidade sobre o interior do continente. Nesta sexta-feira (6), a atuação de uma área de alta pressão no oceano também influencia as condições meteorológicas no litoral do Sudeste, favorecendo a entrada de ar frio e úmido e a manutenção da nebulosidade. A sexta-feira apresenta condições para precipitações em praticamente todo o estado paulista.
Nas regiões oeste, noroeste, norte e nordeste, há previsão de chuva acompanhada de trovoadas isoladas. No litoral, o céu permanece com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada.
A passagem da frente fria pelo oceano contribui para a redução das temperaturas no leste paulista. Na capital, a previsão indica mínima de 16 °C e máxima de 21 °C na sexta-feira. No sábado, o cenário muda com o aumento das temperaturas e a intensificação das chuvas. São Paulo deve registrar máxima de 33 °C, enquanto áreas do estado permanecem sob aviso amarelo para tempestades.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Em Minas Gerais, a sexta-feira apresenta risco de tempestades no Triângulo Mineiro e em setores do centro, sul e leste do estado. No norte mineiro, as chuvas devem ocorrer de forma isolada. Belo Horizonte pode registrar temperatura máxima de 34 °C.
No Rio de Janeiro, há previsão de chuva com trovoadas isoladas no oeste do estado, região incluída no aviso amarelo de perigo potencial para tempestades. Para sábado, as instabilidades ganham intensidade no Triângulo Mineiro, oeste e sul de Minas Gerais e sul do território fluminense.
Nas regiões noroeste e central de Minas Gerais e nas demais áreas do Rio de Janeiro, também são esperadas pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas.
No Espírito Santo, a sexta-feira apresenta condições para precipitações acompanhadas de trovoadas isoladas. O oeste capixaba está incluído no aviso amarelo de perigo potencial para tempestades.
No sábado, a previsão indica condições meteorológicas mais estáveis no estado, embora ainda exista possibilidade de chuvas isoladas. As projeções do modelo COSMO indicam a manutenção do transporte de umidade entre as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, favorecendo a continuidade das instabilidades sobre parte do território brasileiro.