CI

São Paulo tem queda na produção de trigo

A produtividade também foi muito impactada


Foto: Pixabay

Dados divulgados pelo Sindicato da Industria do Trigo de são Paulo (Sindustrigo) mostram um volume de produção do cereal abaixo do esperado pela Câmara Setorial do grão no estado, de acordo com a última reunião promovida na manhã da quarta-feira, 24 de novembro. Nesse contexto, a produção de trigo em São Paulo deve ser de cerca de 250 mil toneladas, volume bem abaixo das perspectivas do setor, que iniciaram o ano com indicações de uma safra recorde no estado. 

“O número que calculamos, por meio das informações colhidas na reunião, estão abaixo do que esperávamos. Há alguns anos, nossa apuração mostra que a safra de São Paulo é maior do que indicado pela Conab, mas em 2021, com os relatos colhidos aqui, acredito que teremos um total bem próximo ao divulgado por eles, ou até mesmo menor, em caso de revisão”, afirma o presidente da Câmara Setorial de Trigo de São Paulo, Victor Oliveira. 

A produtividade também foi muito impactada, apresentando uma queda considerável, provocada por mudanças no clima ao longo do ciclo produtivo do trigo. “Esse resultado é fruto de uma série de intempéries climáticas, caracterizadas por uma estiagem muito longa pós plantio, nos meses de abril e maio, seguida por uma geada bem severa, no final de julho, que atingiu uma fase importante do desenvolvimento do trigo e, por último, uma chuva na colheita”, explicou Oliveira. 

“Acreditamos que, até o início de 2022, o volume de trigo produzido no estado será totalmente comercializado, o que reforça a qualidade do cereal produzido aqui e o potencial de consumo do setor moageiro paulista, que é o principal destino da produção dos campos de São Paulo”, ressalta o presidente. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.