CI

São Paulo troca de rival na produção de laranjas

Furacões e greening devem tirar da Flórida o posto de maior produtor dos Estados Unidos


O estado norte-americano da Flórida é conhecido por ser o grande concorrente de São Paulo na produção de laranjas. Mas com as devastações causadas pelo greening nas últimas safras e os desastres naturais recentes, o protagonismo na produção de cítricos nos Estados Unidos agora muda para a Califórnia, segundo fontes de mercado ouvidas pela Bloomberg.

Com os efeitos do furacão Irma neste ano, a Flórida produziria 46 milhões de caixas na temporada, segundo dados divulgados nesta semana pelo Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A produção é a menor desde 1945 e se equipara à colheita da Califórnia. Mas algumas acreditam até que a produção da Califórnia será maior. Seria a primeira vez em 73 anos que a Flórida perderia a liderança para a Califórnia, na outra ponta do país.

Para Michael Sparks, CEO da Florida Citrus Mutual, a maior empresa produtora no estado no sul dos Estados Unidos, a situação ainda “deve piorar muito antes de melhorar”.

“Nós acredimentos que o atual tamanho da safra 2017/2018 não será conhecido até que a temporada termine e que toda as frutas sejam retiradas dos pomares no início do verão”, disse Sparks. Em Outubro, o grupo estimou que a produção seria tão baixa que seria de apenas 31 milhões de caixas ou 1,2 milhão de toneladas, enquanto que a estimativa atual para a produção californiana é de 1,6 milhão de toneladas.

A maior parte das laranjas produzidas na Califórnia são usadas no mercado de frutas frescas, enquanto que a Flórida geralmente usa o produto para fabricar suco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.