CI

Saúde ovina é tema de oficina do SENAR-RS durante a Expointer 2014

Expointer 2014



O SENAR-RS vai levar uma oficina de parasitose na ovinocultura para a 37ª edição da Expointer, que acontece entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil. Serão trabalhados, por instrutores da entidade, dois métodos de controle sanitário: análise de fezes e a mensuração da coloração da mucosa ocular dos ovinos.

Com diversas demonstrações ao longo do dia, os técnicos buscarão ressaltar a importância de fazer o controle de maneira adequada para que o produtor faça uso correto dos medicamentos, evitando gastos desnecessários e aumento da resistência de alguns parasitas.

Para o diagnóstico via exame, será apresentado o método de contagem de ovos por grama de fezes (OPG).  Técnicos demonstrarão todas as etapas para realizar o exame, desde a coleta do material até a análise do OPG em um microscópio ligado a um aparelho de televisão, facilitando a visualização do público.

O diagnóstico indireto via análise da mucosa ocular, conhecido como método Famacha, foi desenvolvido por pesquisadores da África do Sul,  que correlacionaram cinco graus de anemia com cinco graus de intensidades da coloração da mucosa ocular e criaram uma cartela/cartão com os cinco diferentes tons da mucosa, que serve como guia prático para o produtor no momento dos tratamentos contra verminose do rebanho, evitando tratar animais que não necessitam, assim diminuindo desperdícios e resistência a medicamentos.  

“Queremos por meio destas atividades na Expointer demonstrar dois importantes temas que são tratados junto aos cursos regulares que o SENAR-RS pratica por meio dos Sindicatos Rural no interior do estado” - explicou o chefe da divisão técnica do SENAR-RS, João Augusto Telles, ressaltando que a instituição possui disponível 13 diferentes tipos de treinamentos na área de ovinocultura.  

O estande funcionará na pista de ovinos e terá instrutores do curso regular do SENAR-RS de manejo de ovinos durante todo o dia. Não é necessário fazer inscrição para participar da atividade.

Oficina Ovinocultura Diariamente, 10h30, 12h, 14h, 15h30, 17h.  Local: Pista de ovinos

Atividades Senar em vários pontos do parque

O SENAR-RS também está com estandes e atividade, prestando atendimento ao público visitante da Expointer, na Pista de Bovinos de Corte, no Centro de Treinamento Profissional, com o espaço de alimentação e nutrição, no pavilhão Internacional, com o espaço CAR e promovendo as Vitrines da Carne e do Leite, com o Sebrae/RS por meio do programa Juntos para Competir e a Farsul, também no pavilhão internacional.
 
Foto: Janaína Eickhoff

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.