SC: Produtores rurais investem em melhorias de sistemas produtivos para continuar crescendo

Agronegócio

SC: Produtores rurais investem em melhorias de sistemas produtivos para continuar crescendo

Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017
Por:
918 acessos

Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017

Com apoio do Governo do Estado, agricultores catarinenses se profissionalizam e investem em produtos para aumentar a renda da família. Foi justamente o que aconteceu com a família Bressan, do município de Caibi, que trabalha com derivados de cana-de-açúcar desde 1995 e viu sua produção ficar oito vezes maior após buscar recursos da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e do Programa SC Rural.

A parceria da Agroindústria de Derivados de Cana Bressan com a Secretaria da Agricultura começa em 2008, quando a família buscou recursos do Pronaf e do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) para compra de equipamentos. Com os investimentos, a produção passou de 6,4 mil quilos de melado por ano para 25 mil quilos do produto por ano.

Já em 2015, a família passou a fazer de um projeto estruturante do Programa SC Rural junto a Cooperativa de Agricultores e Produção Agroindustrial Familiar de Caibi (Coapafac). Graças ao projeto, a Agroindústria Bressan recebeu apoio de R$ 30 mil para aquisição de uma caldeira a vapor, que possibilitou ampliar mais uma vez a sua capacidade produtiva. Agora eles produzem 50 mil quilos/ano, entre melado e outros derivados de cana-de-açúcar. Além de aumentar a capacidade produtiva, o novo equipamento reduziu em 20% o consumo de lenha, diminuiu a mão de obra e, o principal, aumentou a segurança durante o trabalho, já que é moderno e mais confiável.

Mas a história de sucesso não encerra aí. No mesmo ano em que comprou a nova caldeira, Neri Bressan, até então responsável pela agroindústria, decidiu se dedicar a outra atividade na propriedade. Assim seu filho, Diego Junior Bressan, assumiu definitivamente o comando do empreendimento e deu continuidade aos negócios da família. Segundo Diego, o apoio financeiro do Programa SC Rural foi fundamental para dobrar a capacidade produtiva do empreendimento, contribuindo para a permanência da sua família no campo, com maior renda e melhor qualidade de vida.

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink