CI

SC: Safra de arroz cresce 32 por cento na microrregião

Região Norte teve colheita 25% maior do que em 2016


A safra de arroz 2016/2017 colhida pelos municípios da região Norte de Santa Catarina surpreendeu em 2017. Para fins de cálculos, a Epagri subdivide a região em três microrregiões e foi a de Joinville, composta por dez municípios produtores, dentre eles os do Vale do Itapocu, que apresentou maior volume produzido e maior crescimento, de 32,73% no total.

Contando com a produção das microrregiões de Itajaí, composta por nove municípios; e de Blumenau, composta por 14, a produção da região Norte apontou crescimento de 25,85%. Os dados são do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri. Mesmo com a sequência de dias chuvosos e nublados, os dez municípios da cadeia produtiva regional de Joinville colheram 317 mil toneladas do grão. 

O crescimento da produção, contudo, não significa que esta foi uma supersafra. Ele se deu porque nos anos anteriores a produção acabou prejudicada com temperaturas extremas, enchentes, chuvas em excesso e pouca quantidade de sol na fase de desenvolvimento do cultivo. A microrregião produtora de Joinville é composta por mil famílias dos municípios de Araquari, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul e Schroeder. 

MASSARANDUBA 

Considerada a Capital Catarinense do Arroz, Massaranduba novamente justificou o título e produziu média de 9,5 mil quilos por hectare. São seis mil hectares de área cultivada no município. No primeiro semestre, a Cooperativa Juriti recebeu 1,5 milhão de sacas. Na regional, a saca de 50 quilos é vendida a R$ 40.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.