CI

SC: tomates são furtados de área de pesquisa

Episódios como esse têm acontecido com frequência a atrapalhado pesquisas


Foto: Divulgação

Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), em Caçador (SC), encontraram uma área de pesquisa de tomate sem os frutos. O episódio teria acontecido aa madrugada desta quinta-feira (2) em uma estufa que fica há poucos metros da guarita de segurança da entidade.

Fotos da semana passada mostram que a lavoura estava em fase final de preparação para colheita de resultados. “Os investimentos da Epagri vêm de recursos da sociedade. Quem mais perde com isso são as pessoas e a sociedade que deixa de receber em pesquisa que gera melhoramento genético, sustentabilidade e altas produtividades”, disse o gerente geral da Epagri Caçador, Cláudio Ogoshi.

Ele destaca que casos como esse  têm sido frequentes em áreas da instituição. Além de pés de tomates, alhos e alevinos também já foram levados do espaço. “Há três semanas estamos tendo este tipo de ocorrência. É um ano de trabalho perdido. Estamos trabalhando com melhoramento genético e esses furtos podem interferir em perdas de resultados de 5 a 10 anos”, lamenta.

Para evitar que novos furtos aconteçam, a Epagri irá instalar novas câmeras de vídeo, pontos de luz e alarmes. Um boletim de ocorrência foi registrado. A polícia investiga o caso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.