SC fará identificação individual do rebanho bovino

Agronegócio

SC fará identificação individual do rebanho bovino

O estado torna obrigatória a identificação com um brinco na parte interna da orelha
Por: -Redação
3 acessos

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SAR) de Santa Catarina, Gelson Sorgato, assinou nesta terça-feira (19-12), em Florianópolis, a Portaria Nº 44/2006, que torna obrigatória a identificação individual de todo rebanho bovino, mediante a colocação de um brinco exclusivo do Governo do Estado na parte interna da orelha do animal. A medida preventiva será implementada entre fevereiro e junho de 2007 em 3,8 milhões de bovinos, a um custo de aproximadamente R$ 4 milhões.

De acordo com Sorgato, a identificação individual dos bovinos representa uma ferramenta para a implantação de uma estratégia sustentável e confiável de vigilância sanitária. A medida é mais uma das exigências da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para que Santa Catarina comprove sua excelência sanitária e esteja apta a receber o status de zona livre da febre aftosa sem vacinação.

Além de impedir a introdução de enfermidades no rebanho, a identificação facilitará a emissão eletrônica da Guia de Trânsito Animal (GTA), permitirá a atualização cadastral permanente das propriedades, a formação de um banco de dados e o controle visual da origem dos animais.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), executora do serviço de defesa sanitária no território catarinense, será a responsável pela operacionalização do processo de identificação animal.

Para a implantação deste sistema será necessário garantir a inviolabilidade dos identificadores para evitar a reutilização e garantir a unicidade dos animais, o brinco deverá durar toda a vida do animal e ter um custo economicamente viável tanto na implantação quanto na manutenção. As informações são da assessoria de imprensa dacomunicação da SAR.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink