SC lamenta morte de Gerson Catalan
CI
Imagem: Divulgação
LUTO

SC lamenta morte de Gerson Catalan

Ele foi um dos responsáveis pela elevação do status do estado de livre de aftosa sem vacinação
Por: -Eliza Maliszewski

O agronegócio catarinense lamenta a morte do médico veterinário Gerson Catalan. Ele foi um dos idealizadores e um dos principais responsáveis (ao lado da Cidasc) pela elevação do status sanitário do Estado a área livre de aftosa sem vacinação, condição que deu a Santa Catarina liderança internacional no mercado mundial de proteína animal.

A morte ocorreu nesta sexta-feira (19), em Xanxerê,  em função da Covid-19. Catalan tinha 77 anos. Foi extensionista rural da extinta ACARESC, diretor da Seara, fundador e conselheiro técnico do Instituto Catarinense de Defesa Agropecuária (ICASA). 

A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (SINDICARNE) e a Associação das Indústrias de Carnes e Derivados em Santa Catarina (AINCADESC) emitiram nota na qual lamentam, com profunda consternação, a perda do dirigente.

A presidente do Sindicarne, Irani Pamplona Peters, e o presidente da ACAV, José Antonio Ribas Júnior, declararam que o Dr. Catalan tem o agradecimento de todos aqueles que atuam nas cadeias produtivas da proteína animal em território catarinense.

O conselheiro executivo do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA) Osvaldo Miotto Júnior disse que o agronegócio catarinense e brasileiro – especialmente os setores de aves e suínos – perde um grande líder, de muita dedicação que trabalhou tenazmente para Santa Catarina obter e manter o melhor status sanitário. 

No ano passado, Santa Catarina completou duas décadas sem vacinar os rebanhos bovinos contra a febre aftosa. 

 

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink