CI

SC prepara a instalação da terceira usina de biocombustível

Projeto receberá investimento de R$ 1,85 milhão e vai funcionar no Oeste


Santa Catarina está avançando na pesquisa e produção do biodiesel. A terceira usina destinada ao biocombustível no Estado já está em negociação no município de Saltinho, no Oeste catarinense. Com capacidade de refinamento de 600 mil litros por ano, serão investidos R$ 1,85 milhão no projeto pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Petrobras e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O terreno, de 2,5 hectares, foi cedido por um agricultor e tem área plana, proximidade com rodovia e luz trifásica, três itens essenciais à produção e distribuição do biocombustível. O prazo para conclusão das obras é junho deste ano e início da moagem em julho. A usina vai gerar 20 empregos diretos e 450 indiretos.

"A matéria-prima vai ser girassol, óleo de frango e soja, mas há projetos para utilizar a mamona e o pinhão", explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saltinho, Edione Martinelli.

Além do empreendimento em Saltinho, Santa Catarina também está nos planos da Brasil Ecodiesel para a construção de mais uma usina destinada ao biocombustível. "A idéia é montar pequenas usinas para vender o óleo pronto às grandes distribuidoras", diz o presidente da Fetaesc, Hilário Gottselig.

Três mil hectares para o girassol

De acordo com a Fetaesc, somente para o girassol são destinados 3 mil hectares, que envolvem 739 agricultores familiares de 103 municípios catarinenses. A matéria-prima é a mais utilizada no Estado por ser plantada entre as safras.

Segundo os agricultores, o plantio do girassol entre as culturas diminui em até 20% os custos da safra seguinte. As outras usinas que possuem todos os processos, da moagem ao combustível, estão em Içara, no Sul, que obtém o biodiesel a partir do reaproveitamento de óleo usado em frituras, e do girassol em Schroeder, no Norte catarinense, que tem como matéria-prima a gordura animal. Há outras usinas no Estado, mas que fazem apenas uma parte da produção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.