CI

Sead debate crédito fundiário e Ater em evento no interior do Ceará

A programação do encontro prevê feira de produtos agroecológicos


A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) participará nesta sexta-feira (09/12) de evento na Universidade Regional do Cariri (URCA), no município de Crato (CE), promovido pelo Instituto Flor do Piqui, organização não governamental que presta assistência técnica e extensão rural, além de atuar junto ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O Encontro Regional de Acesso a Terra, Assistência Técnica e Sucessão Rural pretende reunir cerca de 500 pessoas entre lideranças, autoridades e agricultores familiares dos Territórios do Cariri, Centro-sul e Inhamuns/Crateús, no interior do Ceará. O evento vai debater a contribuição da assistência técnica e extensão rural (Ater) para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, bem como novas práticas agroecológicas e políticas públicas, especialmente para jovens e mulheres rurais.

A subsecretária da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), Raquel Santori, responsável pela execução do PNCF, representará a Sead no encontro. Para ela, o evento será uma oportunidade para conversar com os agricultores sobre a importância de incentivar o desenvolvimento do campo e a sucessão da agricultura familiar como medidas contra o êxodo rural.

“O crédito fundiário tem como componente importante, o acesso à terra para a juventude e o Instituto Flor do Piqui tem contribuído fortemente para que o maior número possível de jovens seja contemplado”, destacou Santori, lembrando que a SRA tem seis contratos vigentes de assistência técnica com Instituto Flor do Piqui, no valor de aproximadamente R$ 1 milhão.


O coordenador de Crédito Fundiário do Instituto Flor do Piqui, Carlos Freires fala da relevância de ter a Sead como parceira. “Ter a secretaria como colaborada é de extrema importância para nós. Primeiro porque acreditamos na assistência técnica e extensão rural para potencializar a agricultura familiar tanto local quanto regional. Segundo, porque a Sead é o órgão responsável por criar a chamada pública da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)”, concluiu Freires.

Serviço

Encontro Regional de acesso a terra, assistência técnica e sucessão rural.

Local: Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri-URCA, em Crato-CE.

Data e horários: 09/12, das 06h30min às 18h.

Entrada gratuita

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.