CI

Seagri firma parceria para fortalecer cooperativas alagoanas

Secretário lembra necessidade de orientação e assistência técnica para agricultores familiares


Secretário lembra necessidade de orientação e assistência técnica para agricultores familiares

As cooperativas de agricultores familiares serão fortalecidas a partir de uma parceria que começou a se estabelecer entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e a Organização das Cooperativas no Estado de Alagoas (OCB-AL).


Nesta quinta-feira (11), o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, se reuniu com a superintendente da OCB/AL, Márcia Túlia, o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, e o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro.

Na ocasião, eles trataram das necessidades gerais das cooperativas do meio rural alagoano. De acordo com Márcia Túlia, o cooperativismo é uma oportunidade para o desenvolvimento de um Estado como Alagoas, que tem como base de sua economia as atividades agropecuárias. “Em geral, o agricultor sabe produzir, mas tem dificuldade para comercializar, e a organização em cooperativas abre esse mercado”, comentou.

Segundo ela, a parceria com o Governo do Estado pode fortalecer o cooperativismo. “Acredito que há muito por fazer, por isso precisamos de parcerias”, salientou.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior, alguns programas conduzidos pela secretaria já promovem o associativismo e o cooperativismo. Ele citou o Programa Alagoas Mais Leite, o Balde Cheio, o Alagoas Mais Ovinos e o Programa de Avicultura Familiar. “A maioria desses grupos vende de forma conjunta ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, frisou.


“No entanto, sabemos que é sim preciso ampliar essas ações, apoiar outras cooperativas, que precisam de assistência, de tecnologia, de orientação e de acesso a mercados. Para isso, contamos com o apoio de nossos órgãos vinculados”, emendou Marinho, que citou a parceria institucional com a Emater, o Ideral, o Iteral e a Adeal.

“Também estamos resgatando uma parceria com o governo do Canadá, com foco em cooperativismo para pecuária de leite. Outra ação do Governo do Estado nesse sentido são as parcerias com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID)”, reforçou o secretário.

Outros encontros serão definidos entre Seagri e OCB para alinhar as ações da parceria, por meio dos programas já executados pela secretaria, e com o apoio das entidades vinculadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.