CI

Seagro comemora Dia do Apicultor com exposição de produtos a base do mel

O Dia será comemorado nesta quarta-feira, 25 de maio, por meio de uma exposição de produtos e equipamentos de apicultura, no hall da Seagro


O Dia do Apicultor será comemorado nesta quarta-feira, 25 de maio, por meio de uma exposição de produtos e equipamentos de apicultura, no hall da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. Na ocasião, os visitantes poderão degustar alimentos produzidos por apicultores e conhecer embalagens e produtos cosméticos, confeccionados a partir do mel de abelha.

De acordo com Erika Jardim, médica veterinária da Seagro, é preciso explorar as potencialidades da apicultura. “Precisamos desmistificar essa história de que o mel serve apenas como medicamento. Ele é um alimento rico em nutrientes e pode ser utilizado em diversos produtos, no lugar no açúcar, por exemplo,” afirmou Erika. Segundo ela, o intuito da exposição é difundir o uso desses produtos.

A exposição dos equipamentos e produtos a base de mel inicia, nesta quarta-feira, a partir das 8 horas da manhã e segue até as 17h30. Os produtos que serão expostos foram produzidos por produtores do Estado. O Dia Internacional do Mel é comemorado no dia 22 de maio.

A produção de mel no Tocantins já é destaque em nível nacional e por essa razão o Estado sediará o 1° Congresso de Apicultura e Meliponicultura da Amazônia, que acontecerá em Palmas no mês de outubro deste ano. Atualmente, o Tocantins produz cerca de 250 toneladas de mel por ano e a meta da Seagro é elevar essa produção para 1.000 toneladas até 2012, através da construção de 10 casas coletoras de mel e de quatro entrepostos de comercialização do produto.

A apicultura é praticada em todo Tocantins, mas algumas regiões estão produzindo acima do esperado. A região norte é um exemplo de produção de mel, principalmente os municípios de Colinas, Nova Olinda e Araguaína.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.