CI

Seapa constata redução de irregularidades no transporte de produtos animais

Neste inicio de operação, foram apreendidos 0,95% do total dos produtos


Nos primeiros 18 dias da Operação Verão Numa Boa, desenvolvida pelo Governo do Estado, as equipes do Departamento de Defesa Agropecuária, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), constataram a redução de irregularidades no transporte de produtos animais em relação ao balanço das atividades do verão passado.


Segundo relatório do Serviço de Fiscalização e Controle do Trânsito do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), divulgado na tarde desta segunda-feira (02), foram realizadas no litoral 38 barreiras, sendo vistoriados 1.121 veículos. De acordo com o médico veterinário Rodrigo Nestor Etges, em toda a operação do ano passado, ocorreu a apreensão de 1,35% dos produtos cárneos, lácteos, ovos e pescado vistoriados. Já neste inicio de operação, foram apreendidos 0,95% do total dos produtos. "Isto demonstra que está havendo por parte das empresas um maior zelo quanto ao transporte de produtos para o Litoral", destacou Etges.

As atividades são realizadas nas estradas do Litoral Norte e Sul, bem como em propriedades rurais e estabelecimentos comerciais que trabalham com produtos de origem animal. Na fiscalização de transporte de animais vivos, foram gerados quatro autos de infração e multas somando um total de R$ 1.764,00

Nas atividades de fiscalização em propriedades e estabelecimentos comerciais, foram apreendidos 18,8 mil kg de produtos cárneos e 518 kg de produtos lácteos. Foram vistoriadas 38 propriedades rurais e 94 estabelecimentos comerciais, sendo interditados 11 locais clandestinos. Numa destas atividades, no Litoral Norte, ocorreu a apreensão de cinco bovinos sem Guia de Trânsito Animal, que foram encaminhados para abate sanitário. Após o processo, os animais foram desossados e os produtos, totalizando 514 kg, doados para instituições filantrópicas da Regional do DDA instalada no município de Osório.


Nas atividades de fiscalização a estabelecimentos no Litoral Norte foram também interditados dois entrepostos clandestinos de pescado. Também foi descoberto, por meio de vistorias em tendas tradicionais nas rodovias de região, uma distribuidora de produtos que adulterava rótulos usados para encobrir queijos produzidos clandestinamente. O responsável pela empresa foi autuado e encaminhado para a Polícia Civil por crime de falsificação. Estas atividades de fiscalização em propriedades rurais também geraram R$ 21,7 mil em multas aplicadas por transporte de animais sem GTA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.