CI

Seapdr inicia entrega de sementes do Programa Troca-Troca

A expectativa é de que a distribuição esteja concluída em até quatro semanas

Foto: Leonardo Gottems

A entrega de  sementes do Programa Troca-Troca de Sementes começou nesta segunda-feira (01).  A autorização para as empresas contratadas foi emitida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) ainda na sexta-feira (30).

Neste primeiro momento, as entregas vão ser feitas para o grupo prioritário de prefeituras, sindicatos e associações localizados nos municípios dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Missões, Fronteira Noroeste, Noroeste Colonial, Celeiro, Alto Jacuí, Rio da Várzea, Médio Alto Uruguai e Vale do Taquari. Os agricultores destas regiões fazem a semeadura do milho tradicionalmente no início do calendário previsto no zoneamento agrícola para o Rio Grande do Sul.

As 210 entidades deste primeiro grupo estão localizadas em 162 municípios e vão receber 60,5 mil sacas de sementes, atendendo cerca de 20 mil agricultores familiares. A partir da próxima semana, a entrega de sementes será ampliada para as demais regiões. A expectativa é de que a distribuição esteja concluída em até quatro semanas.

"A semeadura na época correta é fator determinante para o bom desenvolvimento do cultivo do milho e os agricultores atendidos com o Programa Troca-Troca terão esta condição para escolher o melhor momento de semeadura dentro do seu planejamento produtivo", destaca Jonas Wesz, coordenador do programa.

Informações da Safra 2022/2023
O Programa irá entregar nesta Etapa Safra a totalidade 120.913 sacas de sementes, sendo 53.863 sacas de milho híbrido convencional, 60.855 sacas de milho híbrido transgênico e 6.195 sacas de sorgo. Serão beneficiados 37 mil agricultores de 495 entidades de 401 municípios.

O investimento do governo gaúcho neste ano é de aproximadamente R$ 8,8 milhões, referente ao subsídio direto que o Estado dá aos agricultores no valor da semente do Programa Troca-Troca de Sementes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.