CI

Sebrae leva 20 empresas de 14 Estados à Bio Brazil Fair em São Paulo

Pesquisa mostra que 80% dos 20 mil produtores orgânicos brasileiros são empresas familiares


São Paulo - O Governo Federal vem, cada vez mais, voltando seus olhos para o potencial dos produtos orgânicos no País, com programas de incentivo à produção familiar orgânica em diversos Estados brasileiros. Este é um dos motivos que trará a São Paulo, nesta quinta-feira (23), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele participará da abertura da Bio Brazil Fair 2009, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, zona sul de São Paulo.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, também confirmaram presença.

O evento, nesta edição, conta com a participação direta de três ministérios, que participam com estandes coletivos: Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério da Ciência e Tecnologia, além do Sebrae, da Suframa e da Itaipu Binacional.

Estima-se que a produção de orgânicos no mundo ocupe cerca de 24 milhões de hectares, distribuídos em mais de 100 países. Os principais produtores são Austrália, com cerca de 10 milhões de hectares, Argentina, com 3 milhões de hectares e a Itália, com aproximadamente 1,2 milhão de hectares, segundo o Foundation Ecology & Agriculture (SOEL-Survey-2004). O Brasil conta com aproximadamente 841 mil hectares de produção orgânica, mas os números ainda não são precisos.

Mesmo com a crise econômica, este mercado vem crescendo no mundo entre 20% e 30% ao ano. Em países como Austrália e Argentina, a produção orgânica está concentrada em grandes latifúndios. Já no Brasil e em alguns países da Europa a oportunidade dos orgânicos está nas pequenas cooperativas de produção, em assentamentos de reforma agrária e ou em unidades agrícolas individualizadas. Dados recentes mostram que cerca de 80% dos 20 mil produtores orgânicos brasileiros são familiares.

Sebrae

O Sebrae atua intensamente na área de orgânicos. Na Carteira de Orgânicos, da Unidade de Agronegócios do Sebrae Nacional, figuram 38 projetos em 18 Estados brasileiros. Nesta quinta edição da Bio Brazil Fair, a Instituição traz 20 empresas voltadas à produção orgânica e ao extrativismo em 14 estados do País.

Dividido em áreas que vão da produção de alimentos in natura ao algodão colorido naturalmente, o espaço do Sebrae, com 125 metros quadrados, tem entre seus carros-chefe alimentos como mel, chá e café orgânico. Só na linha de hortaliças são seis empresas. Segundo a coordenadora de Projetos Orgânicos do Sebrae Nacional, Newman Costa, essas empresas, mesmo sendo de pequeno porte, estão preparadas para atender tanto as demandas do mercado interno quanto as do externo.

“Buscamos sempre dar oportunidade para quem nunca participou do evento e essas empresas se encontram em um estágio que lhes permite atender os pré-requisitos exigidos pelo mercado”, afirma.

Neste ano, pela primeira vez, em frente ao acesso à feira que acontece no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, foi montada uma plantação de orgânicos. Batizado como Unidade PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), esse projeto foi desenvolvido e gerido pelo Sebrae, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Fundação Banco do Brasil.

Numa área de 8x12 metros, bem em frente à entrada da feira, os visitantes poderão conferir de perto como é uma plantação de orgânicos, com aproveitamento de resíduos para adubagem etc. Entre os itens cultivados, hortaliças, ervas medicinais, temperos e frutas.

Bio Brazil Fair 2009

A quinta edição da Bio Brazil Fair é aberta ao público e com entrada gratuita. O evento, que possibilita a compra direta junto ao produtor, é voltado para atacadistas, distribuidores, exportadores e importadores, fabricantes, lojistas, hotéis e restaurantes, supermercados, processadores, produtores e profissionais de saúde.

No mix do evento, produtos que vão dos in natura aos processados, como achocolatados, molhos de tomate, geléias, café solúvel, leite em caixinha, iogurtes, chás em saquinhos, cereais matinais e grãos.

Paralelamente à Bio Brazil Fair acontece a Natural Tech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, um evento especialmente desenvolvido para anunciar e promover lançamentos em alimentos funcionais, probióticos, macrobióticos, integrais, diet e light, suplementos e fitoterápicos, cosméticos naturais e terapias complementares.

Entre as novidades apresentadas na feira está o ‘Café da manhã orgânico’: Suco de laranja, café, pão e ovos de galinhas que se alimentam de ração à base de milho e soja orgânicos e têm tratamento homeopático.

Haverá também os produtos de limpeza biodegradáveis, como detergentes e limpadores com aromas como pinho e eucalipto, capim-limão e menta; filme biodegradável para embalagens feito a partir da madeira e que se desfaz em no máximo 10 semanas após ser descartado.

Serviço:

Bio Brazil Fair 2009 – 5ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos
Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera – São Paulo (SP)
Dias 23 a 26 julho
Das 11h às 20 horas
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7138 e 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.