CI

Sebrae/PR e ACENPP realizam FICAFE 2010

Evento reúne produtores e compradores de cafés especiais


Evento, que reúne produtores e compradores de cafés especiais, acontece nos dias 25 e 26 de novembro, em Jacarezinho, no norte pioneiro do Paraná

O Sebrae/PR e a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) realizam, neste mês, mais uma edição da FICAFE 2010 - Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná. O evento, que está na sua terceira edição, acontece em Jacarezinho, nos dias 25 e 26 de novembro, no Centro de Eventos.

A expectativa dos organizadores é receber 4 mil visitantes na FICAFE. A Feira reúne cafeicultores - de todas as regiões produtoras do grão no Brasil -, indústrias, corretores, fabricantes de insumos, máquinas e equipamentos, cafeterias, entidades do agronegócio, compradores de cafés especiais e outros interessados.

De acordo com Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, a FICAFE é uma vitrine para os produtores de cafés especiais. "Idealizamos o evento para aproximar produtores da nossa região e compradores do mercado nacional e internacional de cafés especiais", destaca.

Capello destaca ainda que a FICAFE tem promovido, nos últimos anos, o relacionamento entre os elos da cadeia produtiva cafeeira e desenvolve uma mudança de percepção, por parte dos produtores, que deixam de focar simplesmente em commodities, para apostar em variedades de café com qualidade.

Os visitantes da FICAFE 2010 terão a oportunidade de participar de uma degustação comentada, ou seja, um especialista renomado, conhecedor em café especial, fará uma explanação sobre os atributos da bebida produzida no norte pioneiro do Estado. Um produto único no mundo, arriscam alguns especialistas.

"Trata-se de um café leve, encorpado, com intenso aroma e sabor. É doce, caramelado e com acidez moderada", explica Luis Fernando de Andrade Leite, presidente da ACENPP. A apresentação terá tradução simultânea, para a melhor compreensão dos visitantes estrangeiros.

Outra atração de mais essa edição da FICAFE será uma exposição sobre o ciclo completo do café - desde o plantio, passando pelas etapas do beneficiamento, até alcançar o armazenamento, que finaliza o processo.

Para o público feminino, o evento reserva o "Espaço Mulher", uma área exclusiva para as produtoras rurais. "Nossa intenção é atrair a atenção das mulheres e prepará-las para atuar no mercado cafeeiro. Além de difundir a arte do preparo e da degustação de um bom café, elas terão a oportunidade de conhecer outros aspectos relacionados ao produto", salienta Capello.

A FICAFE 2010 conta ainda com a Rodada Internacional de Negócios, realizada paralelamente à Rodada Nacional. São esperados cerca de dez compradores dos Estados Unidos e da Espanha.

"Os preços são definidos na hora, depois que o café é provado por especialistas. Na ocasião, os compradores poderão conhecer a qualidade do café, além de fechar negócios durante a Feira ou futuramente", assinala Capello.

Em 2009, a FICAFE recebeu 25 compradores nacionais e estrangeiros. "Desde a última edição do evento, comercializamos mais de 6 mil sacas de café. Nossa meta agora é superar esses números", afirma o consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho.

Referência de Qualidade

Segundo Capello, os produtores da região do norte pioneiro já comercializam seu produto com preço igual e até mesmo superior aos praticados por outras regiões produtoras tradicionais do País. E a edição de 2010 da FICAFE promete ser ainda mais especial, graças ao reconhecimento do mercado nacional e internacional.

O ano de 2010 marca a reconquista do status do norte pioneiro do Paraná como uma região produtora de café de qualidade. O trabalho para conquistar a Indicação Geográfica (I.G.) iniciou em 2008 e confere maior visibilidade e prestígio para o evento.

Além disso, a certificação, que deve ser aprovada até março de 2011, irá ampliar a competitividade dos cafés especiais produzidos na região. "Compradores japoneses, americanos e europeus valorizam grãos de qualidade e a I.G. deverá expandir a comercialização do nosso produto", comenta Capello.

A região do norte pioneiro é a primeira do Paraná a receber uma indicação de origem, que comprova a procedência e a qualidade de um produto. A I.G. é concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Parcerias

A FICAFE 2010 é uma realização do Sebrae/PR e da ACENPP com apoio do Banco do Brasil, Prefeitura de Jacarezinho, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (SENAR) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

As informações são da assessoria de imprensa do Sebrae/PR.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.