CI

SECA: Situação na Argentina é “desesperadora”

Todo esse cenário pode acionar gatilhos nos preços das duas principais commodities exportadas


Foto: Pixabay

A prolongada falta de chuva não está causando estragos apenas na Região Sul do Brasil – na zona central da Argentina a situação é descrita como “desesperadora”. As estimativas nacionais tanto para o milho como para a soja (as duas principais culturas do país vizinho) caíram consideravelmente e as perspectivas não são animadoras para o futuro próximo.

Uma prova clara dessa situação veio da entidade Confederações Rurais Argentinas (CRA), a qual solicitou a declaração de emergência agrícola. “A situação é muito complicada no litoral” também, destaca da entidade em nota oficial.

De acordo com relatórios da Bolsa de Rosário, as províncias de Santa Fé, Buenos Aires e Entre Ríos são as que tiveram as principais produções afetadas. Das 56 milhões de toneladas para o milho, os técnicos ajustaram projetam agora que sejam colhidas apenas 48 milhões de toneladas. No caso da soja, foram cortadas 5 milhões de toneladas, passando agora para 40 milhões de toneladas estimadas.

“Os produtores estão passando por essa situação com preocupação e, em alguns casos, desespero, diante de perdas milionárias como resultado da venda a menos ou diante da morte de seus animais ou projeções de colheitas atrofiadas ou truncadas”, disseram produtores ligados à Federação de Associações Rurais de Entre Ríos (FARER), ao destacar que a seca que assola esta província é histórica.

De acordo com os analistas de mercado, todo esse cenário pode acionar gatilhos nos preços das duas principais commodities exportadas pelo país vizinho. A situação será reavaliada após as chuvas que começaram no último final de semana e devem se espalhar ao longo dos próximos dias, porém em forma de tempestades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.