CI

Seca compromete colheita de algodão da Austrália


impacto atrasado da severa seca que chegou ao fim em muitas partes da Austrália vai, provavelmente, atingir o cultivo de algodão este ano e em 2004, informa Peter Corish, presidente da Federação Nacional de Agricultura. Outros setores agrícolas que dependem significativamente da irrigação para a produção, como a horticultura, arroz e laticínios, sofrerão cortes de produção devido à falta de água, acredita Corish.

A Austrália é habitualmente uma grande exportadora de algodão e de produtos lácteos. É provável que o impacto retardado da seca atinja os produtores de safras irrigadas "possivelmente mais duramente este ano" do que nos anos anteriores. A safra de algodão australiana a ser plantada nos meses de setembro e outubro pode cair para um terço da produção registrada em 2000. Quase toda a lavoura irrigada do país está localizada nos três estados do leste e na Austrália do Sul. A maior parte da safra australiana é irrigada, com as plantações de sequeiro dependendo da perspectiva sazonal.

Uma previsão oficial de produção da safra de algodão divulgada em junho apontou um volume de 250 mil toneladas, em comparação com as 322 mil toneladas no último ano e com 745 mil toneladas de 2001. "Isso afeta os mercados de exportação, a confiança da Austrália para suprir produtos de exportação e obviamente, de modo significativo, os produtores", diz.

Escassez de chuvas

Corish, que também é produtor de algodão, diz que geralmente planta 4 mil hectares de algodão irrigado ao ano. "Atualmente temos água para 500 hectares. Certamente, precisamos de uma quantidade expressiva de chuva para abastecer os reservatórios. Além disso, precisamos de fluxos significativos para a coleta de água, e naturalmente o setor de algodão depende dos dois", afirmou. Ainda segundo ele, mais da metade do inverno já passou e não houve registro de chuvas na região sul. Corish sustenta que a seca está longe de terminar e seu impacto continua se refletindo na lavoura não irrigada também. Em Queensland, no sudeste, e em Nova Gales do Sul, no noroeste, não houve qualquer alívio da seca. "É um pacote misto. Algumas áreas receberam algum alívio, outras estão em uma situação intermediária e algumas não receberam qualquer alívio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.