Seca muda o microbioma da raiz do arroz
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
ESTUDO

Seca muda o microbioma da raiz do arroz

Como esperado, a comunidade de micróbios muda quando a água é retirada
Por: -Leonardo Gottems

A seca pode ter um impacto duradouro na comunidade de micróbios que vivem dentro e ao redor das raízes das plantas de arroz, descobriu uma equipe liderada por pesquisadores da UC Davis. Micróbios associados à raiz ajudam as plantas a absorver nutrientes do solo, então a descoberta pode ajudar a entender como o arroz responde a períodos de seca e como pode ser mais resistente à seca. O trabalho foi publicado em 22 de julho na Nature Plants. 

O microbioma da raiz das plantas de arroz irrigado passa por uma sequência de mudanças à medida que as plantas crescem e se estabiliza quando florescem. A sequência de mudanças no microbioma da raiz é consistente para uma determinada cepa de arroz e localização geográfica. Trabalhos anteriores mostraram que quando uma planta de arroz em crescimento é privada de água, ela faz uma pausa na sucessão de mudanças no microbioma da raiz. 

Venkatesan Sundaresan, distinto professor de biologia vegetal da Faculdade de Ciências Biológicas da UC Davis, e colegas observaram as mudanças nos micróbios da raiz do arroz ao longo do tempo, quando as plantas foram privadas de água por 11, 21 ou 33 dias. Este tipo de condição de seca intermitente é mais comum em safras de sequeiro do que em seca terminal, disse Sundaresan. 

Como esperado, a comunidade de micróbios muda quando a água é retirada. Mais surpreendente é que as mudanças persistiram por semanas depois que as plantas foram regadas novamente. "As plantas de arroz carregam uma 'memória' do episódio da seca em sua microbiota radicular, de modo que as plantas que passaram pela seca podem ser distinguidas apenas com base em seus microbiomas", disse Sundaresan. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.