Seca severa reduz colheita de trigo na Turquia
As exportações de farinha de trigo da Turquia durante os primeiros seis meses de 2021-22 ficaram um pouco acima
Foto: Pixabay
Devido à seca severa, a produção de trigo da Turquia em 2021-22 caiu 2 milhões de toneladas, para 16,25 milhões de toneladas, de acordo com um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
Olhando para o próximo ano, os níveis de precipitação de outubro a dezembro foram melhores em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, o aumento do custo dos insumos agrícolas e as contínuas intervenções de mercado do governo podem prejudicar as decisões de plantio da primavera, disse o USDA.
As estimativas de importação de trigo para 2021-22 são revisadas ligeiramente para baixo para 10,8 milhões de toneladas, mas permanecem 2,7 milhões de toneladas acima do ano anterior devido ao aumento da necessidade de importações resultante das perdas da seca.
De acordo com o Instituto de Estatística da Turquia (TUIK), as importações de trigo da Turquia durante os primeiros seis meses de 2021-22 aumentaram 20% em relação ao ano anterior, atingindo 5,3 milhões de toneladas. Rússia e Ucrânia foram os principais fornecedores.
As exportações de trigo da Turquia, incluindo produtos de trigo, estão previstas um pouco mais altas em 6,55 milhões de toneladas, o que está próximo do nível de exportação do ano anterior. Esta estimativa pressupõe melhores exportações de farinha do que no ano passado e exportações estáveis de massas e trigo transbordado para os países vizinhos.
As exportações de farinha de trigo da Turquia durante os primeiros seis meses de 2021-22 ficaram um pouco acima das exportações do mesmo período do ano passado, atingindo 1,67 milhão de toneladas.