Secretaria da Agricultura do RS define ações para prevenir mal de Aujesky


Agronegócio

Secretaria da Agricultura do RS define ações para prevenir mal de Aujesky

Por: -Admin
1 acessos

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) do Rio Grande do Sul estabeleceu ontem (28-04) ações para prevenir a ação da doença Aujeszky no rebanho suíno gaúcho. O secretário substituto da Agricultura e presidente da Emater/RS, Caio Rocha, ressaltou que o trabalho inclui o fortalecimento nas operações envolvendo as cinco barreiras fixas e também móveis que executam o controle na entrada de animais procedentes de Santa Catarina, onde laudos do Ministério da Agricultura apontaram a existência de ocorrências da doença. As barreiras, montadas há algum tempo, estão situadas em Iraí, Barra do Guarita, Goio-En, Barracão e Vacaria, todas localidades próximas à divisa com os municípios catarinenses.

Outra determinação do secretário substituto foi a formação de um grupo de trabalho de técnicos no sentido de elaborarem estudo que permita a fixação de barreiras permanentes em áreas onde o trânsito de animais entre Estados é intenso. "As medidas são preventivas, sempre com a meta de aumentar a vigilância sanitária sobre os rebanhos do Estado", afirmou Caio Rocha.

A Delegacia Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul divulgou as medidas técnicas que serão adotadas para evitar a contaminação dos suínos gaúchos pelo mal de Aujesky. De acordo com as instruções do Serviço de Sanidade Animal, os suínos provenientes de Santa Catarina e demais Estados brasileiros só poderão ingressar em solo gaúcho acompanhados de um certificado emitido pelo Órgão Oficial de Defesa Sanitária Animal. Além disso, os animais deverão ser oriundos de propriedades que não apresentaram nenhuma ocorrência da doença nos últimos 12 meses.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink