CI

Secretaria da Agricultura do RS homenageia 70 anos da Arco

Na avaliação de Mainardi, a ovinocultura vive um momento de recuperação


Em almoço realizado na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, nessa quinta-feira, o secretário Luiz Fernando Mainardi, entregou ao presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) uma placa em homenagem aos 70 anos da entidade.


Conforme o secretário, a Arco se constitui em braço operacional para execução das políticas públicas que buscam o fortalecimento da ovinocultura. Conforme ele, o trabalho da entidade qualifica a ovinocultura, valoriza as raças e cria condições para o aumento da renda dos produtores.

Na avaliação de Mainardi, a ovinocultura vive um momento de recuperação. “Em função dos bons preços da carne e da lã, especialmente, com uma grande demanda interna e externa pela carne”, explicou, destacando que o consumo interno vem crescendo principalmente porque nos últimos anos houve crescimento de renda da população. “Temos, hoje, uma classe média que corresponde ao mesmo número da população da Argentina”, exemplificou.

Por fim, enfatizou que tanto a Arco como a Secretaria da Agricultura estão desafiadas a executar ações que dêem sustentabilidade a este novo momento, com ampliação da produção, regularidade na produção e compromisso com produtos de qualidade.

O presidente da Arco, Paulo Schwaab, lembrou que a entidade foi criada em 1941 a partir do trabalho do veterinário Geraldo Nunes Vieira, funcionário da Secretaria da Agricultura. Lembrou da parceria firmada com o Governo do Estado, que cedeu técnicos para atuarem na entidade na década de 50 e da ampliação da atuação para o nível nacional, nos anos 70, com o apoio do então ministro Cirne Lima.


“Hoje estamos empenhados na revitalização do setor, pois temos uma das melhores genéticas do mundo, um grande espaço para crescer e nos transformar de importador de carne, lã, pele e leite ovino em exportador”, afirmou Schwaab, para logo em seguida reconhecer que o Programa Mais Ovinos no Campo, uma da primeiras ações do atual Governo do Estado, tem dado uma grande contribuição para esta “virada de jogo”.

Também foi homenageado na ocasião o veterinário Francisco José Perelló Medeiros, de 86 anos, Superintendente do Serviço Genealógico da Arco, Inspetor Técnico na região sul, que trabalhou por 58 anos na Secretaria da Agricultura, todos eles como cedido para a Arco. “Quando entrei na entidade, tinha 33 anos e ela 16, uma guriazinha, logo me apaixonei”, brincou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.