Secretaria da Agricultura do RS interdita empresa com leite adulterado
CI
Agronegócio

Secretaria da Agricultura do RS interdita empresa com leite adulterado

Latvida desrespeitou suspensão e seguiu envasando leite proibido
Por: -Leonardo Gottems

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa) interditou a Latvida, envolvida no escândalo do leite adulterado. A empresa, juntamente com as marcas Italac, Mumu e Líder foram notificadas pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) a prestarem esclarecimentos, após apuração de que envasavam produtos contaminados por empresas de transporte.

“O transporte, da porteira da propriedade às plataformas dos laticínios, deve ser de responsabilidade da indústria que, assim como o produtor e os órgãos de fiscalização do Estado, possuem responsabilidade sobre a qualidade do leite e, acima de tudo, compromisso com a saúde do consumidor final”, afirmou o secretário Luiz Fernando Mainardi, titular da Seapa.

A Secretaria explica que interditou apenas a Latvida porque, das quatro indústrias envolvidas na fraude, apenas essa era fiscalizada pela Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa-RS) – órgão dirigido pela pasta. O coordenador do Departamento de Defesa Agropecuária, Eraldo Leão Marques, informou que a empresa ficou impedida de produzir e comercializar leite UHT integral, desnatado e semidesnatado – mas desrespeitou a ordem. 

Técnicos do Cispoa encontraram cerca de 600 mil litros de leite beneficiados após a suspensão das atividades determinadas pela fiscalização estadual, o que ocasionou a determinação de suspensão de todas as atividades do laticínio. As empresas envolvidas têm prazo de 10 dias para apresentar defesa e substituir os produtos adulterados.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.