CI

Secretaria da Agricultura do RS lidera missão á Galícia

Mainardi coordena a missão


Inicia nesta segunda-feira (23), na cidade de Lugo, a agenda que uma delegação gaúcha, liderada pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, cumprirá até quinta-feira, na Galícia. Integrada por representantes da secretaria, da Assembléia Legislativa, do Ministério Público, entidades e empresas do Vale do Taquari, do BRDE e da Fetag, a comitiva vai conhecer e aprofundar relações com aquela comunidade espanhola, uma das referências mundiais na produção de leite e produtos lácteos.

Em 2001, o Estado do Rio Grande do Sul assinou Carta de Intenções com a Comunidade Autônoma da Galícia, para promover ampla cooperação e intercâmbio nos domínios da economia, comércio, ciência, tecnologia, cultura, artes, saúde e esportes, em prol do desenvolvimento e da prosperidade das duas regiões. O Vale do Taquari vem mantendo contatos com o estado galego desde 2005, identificando pontos em comum nas características básicas das suas pecuárias leiteiras e similaridades geográficas e fundiárias. Em 2007, foi firmado Convênio de Cooperação entre o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari – CODEVAT, a Galícia e a GMG Importação e Exportação Ltda, de São Paulo (SP) – visando reestruturar, organizar, profissionalizar e qualificar a cadeia produtiva do leite na Região, por meio do desenvolvimento de pontos estabelecidos em comum e da migração de know how de processos e de produtos desenvolvidos pelos espanhóis para àquela região do Rio Grande.

A Galícia tem tradição e destaque na produção de leite, com uma cadeia produtiva organizada, tecnificada e profissionalizada, ostentando padrões de sanidade, qualidade, produção e produtividade comparáveis aos melhores níveis mundiais. Por isso, tem servido de modelo e de indutor de mudanças em outras regiões, baseada num processo de qualificação e de organização implantado a partir de fins da década de 1980, num trabalho conjunto entre o Estado e a iniciativa privada, com foco no produtor rural e da sua permanência no meio rural.

Integram a comitiva os deputados Aloisio Klassman, Ernani Polo e Zila Breitenbach, os promotores Marcelo Lemos Dornelles, Subprocurador Geral de Justiça para Assuntos Institucionais e Paulo Estevam Costa Castro Araújo, além do presidente da Fetag, Elton Weber, do representante do BRDE, José Miguel Pretto, assessor da diretoria de Planejamento e Carlos Alberto Freitas, Diretor projeto “Vale dos Lácteos”, Eduardo Grandal, Diretor Comercial GMG Internacional, Gilberto Piccinini, Presidente Câmara Temática do Leite, Jairo Casagrande, Diretor Agropecuária Diamaju, representante GMG Internacional no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Oreno Ardêmio Heineck, Presidente Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari.

Pela secretaria da Agricultura, além de Mainardi, viajaram João Milton Cunha, Coordenador da Câmara Setorial do Leite, Márcio Pestana, Diretor do Departamento de Planejamento e Fomento Agropecuário e Renê Silva de Oliveira, Assessor de Imprensa. Também na delegação, Tarcísio Jose Minetto, Chefe de Gabinete da Liderança da Bancada do PSB na Assembléia Legislativa.

Agenda

Nesta segunda-feira, o grupo visitará na cidade de Lugo, quatro propriedades e um ponto de venda de produtos lácteos. Amanha(24), o grupo faz visitas a escolas e indústrias, também em Lugo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.