CI

Secretaria da Agricultura e Irga participam de Seminário sobre Plano ABC

Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, abriu oficialmente o evento com a assinatura de contratos com o Banco do Brasil e Produtores Rurais, Projetos ABC


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza, nesta sexta-feira (09), o Seminário de Difusão do Plano ABC no Rio Grande do Sul, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Criado pelo Governo Federal, por meio do Mapa, o Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono é um instrumento do governo para atender compromisso voluntário de redução das emissões de gases de efeito estufa, projetadas para 2020.


O Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, abriu oficialmente o evento com a assinatura de contratos com o Banco do Brasil e Produtores Rurais, Projetos ABC. Na ocasião, o gerente da Divisão de Pesquisa do Irga, Sérgio Gindri Lopes, entregou ao Ministro, exemplares do Manual de Boas Práticas Agrícolas desenvolvido por pesquisadores do instituto. O livro é um documento que congrega as práticas recomendadas e as analisa em interação com os preceitos da sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural da cadeia orizícola.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, esteve representado pelo Secretário Adjunto, Claudio Fiorezze. Segundo Fiorezze, será criado um Grupo Gestor do Programa ABC no Estado e será coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). “A intenção do Mapa é que, cada estado, tenha um Grupo Gestor do Programa ABC. No Rio Grande do Sul deverá ser elaborado um Plano Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono”, destacou.

Entre os temas abordados, estão o “Cenário Nacional, Estratégias do Plano ABC e compromissos para o Rio Grande do Sul” e “Sustentabilidade na Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e o Plano ABC”. As palestras foram proferidas por pesquisadores, professores de instituições, pública e privada, técnicos de entidades ligadas ao setor e universidades.


Participam o coordenador da Câmara Técnica Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, César Marques Pereira, representantes da Embrapa, Seapa, Fepagro, Farsul, Federarroz, Banco do Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e estudantes. Cerca de 200 pessoas compareceram ao local.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.