Secretaria de Agricultura de Minas Gerais e IMA promovem 1º Seminário sobre o Queijo Minas Artesanal

Agronegócio

Secretaria de Agricultura de Minas Gerais e IMA promovem 1º Seminário sobre o Queijo Minas Artesanal

Evento acontece de 07 a 09 de novembro e contará com 13 palestras.
Por:
502 acessos

Evento acontece de 07 a 09 de novembro e contará com 13 palestras.

Promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Com foco no estudo e na pesquisa do Queijo Minas Artesanal (QMA), respeitando as características de cada região, foi aberto nesta segunda-feira (7) o 1º Seminário Técnico Científico sobre o QMA, no Laboratório Nacional Agropecuário em Minas Gerais (Lanagro-MG), em Pedro Leopoldo. O evento contará com 13 palestras, de 07 a 09 de novembro, com profissionais do setor e pesquisadores da UFMG, Embrapa Gado de Leite, Epamig, Funed, UFV, IF Sudeste –CampusRio Pomba e Matec (França). 

O Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento João Cruz Reis Filho, destacou a importância do encontro e o grande empenho de todos na realização do Seminário. Para ele é necessário que essa discussão seja fundamentada para que o Queijo Minas Artesanal pare de sofrer preconceitos. "São 95% dos produtores na informalidade. Isso significa que há um problema na norma. Precisamos discutir procedimentos que se adequem a realidade do produtor. E, como próximo passo, trabalhar a inclusão produtiva.

Para o Diretor-Geral do IMA, Marcílio de Sousa, o Queijo Minas Artesanal é uma riqueza inigualável. “Ele tem a nossa marca, nosso jeito de fazer as coisas. É preciso estudar mais sobre o produto. Precisamos garantir que ele chegue à mesa do consumidor com as melhorias necessárias. Isso nos dará segurança e melhorará nosso trabalho de inspeção. Todos sairão ganhando”, afirmou. 

A legislação identifica comoQueijo Minas Artesanal o produto que apresenta consistência firme, cor e sabor próprios, massa uniforme, isenta de corantes e conservantes, com ou sem olhaduras mecânicas, confeccionado a partir do leite integral de vaca fresco e cru, retirado e beneficiado na propriedade de origem. São sete regiões caracterizadas em Minas Gerais: Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

Estiveram presentes o presidente da Epamig, Rui Verneque, o subsecretário  do Desenvolvimento Rural Sustentável da Seapa , Tuco Campos, superintendentes da Seapa e diretores do Sistema da Agricultura, além de produtores, professores e pesquisadores.  

1° Seminário Técnico Científico sobre o Queijo Minas Artesanal

Dias:07, 08 e 09 de novembro

Local: Laboratório Nacional Agropecuário em Minas Gerais (Lanagro) - Av.Rômulo Joviano, s/nº - Pedro Leopoldo (MG).


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink