CI

Secretaria/PR capacita técnicos para Agência de Defesa Agropecuária

Encontro vai até sexta-feira (20)


A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento promove uma oficina de trabalho para formular programas e projetos, com a participação de 35 técnicos e funcionários sob a coordenação dos instrutores Lucia Maia e Roberto Gonzalez, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).


O encontro começou na manhã desta quarta-feira (18) e termina na sexta-feira (20), com a formulação de uma diretriz básica dos trabalhos realizados em grupos.

Serão estruturados planos de ações e projetos para a futura Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A agência, que visa melhorias importantes para a sanidade animal e vegetal no Estado, está em processo de estruturação. “Já existem alguns indicadores para atingir esse objetivo, mas outros setores devem ser integrados a essa discussão, e o primeiro passo está sendo dado nessa oficina”, disse a médica veterinária Andréa V. Jankosz, da Divisão de Educação Sanitária, da Secretaria da Agricultura.

O diretor-geral da Secretaria, Otamir César Martins, disse que estas reuniões são importantes para estruturar ações e estratégias de trabalho da área técnica. “Buscamos fundamentar nossas estratégias estando também em sintonia com as necessidades do setor”, disse Martins durante a abertura da oficina que está sendo realizada no anfiteatro do Setor de Ciência Agrárias da Universidade Federal do Paraná.

Para Lucia Maia, do IICA, o convênio feito com o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento tem ajudado a capacitar os técnicos da área governamental. Segundo ela, já foram treinados e capacitados 400 técnicos de outros estados. “A metodologia é envolver cada um destes participantes nas diferentes etapas de construção dos programas e projetos a serem colocados em prática. Esta interação e troca de experiências deve ser contínua”, disse.


O IICA - O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura é instituição do Sistema Interamericano que ajuda a realizar cooperação técnica, inovação e conhecimento especializado para o desenvolvimento competitivo e sustentável da agricultura das Américas, além de auxiliar a melhorar a vida dos agricultores nos países membros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.