Secretaria vai publicar portaria implantando estado de vigilância
CI
Agronegócio

Secretaria vai publicar portaria implantando estado de vigilância

Nova portaria e IN 53 aumentam obrigações do produtor
Por:

A coordenadora do Programa Estadual de Controle ao Greening, Geysa Pala Ruiz, afirmou que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai publicar nos próximos dias portaria estabelecendo estado de vigilância para as propriedades rurais com pomares de citros. A medida vai exigir uma atuação maior dos citricultores no combate à doença e está amparada pela Instrução Normativa 53, publicada pelo Ministério da Agricultura no dia 16 de outubro. De acordo com Geysa Ruiz, existem 195 municípios no estado de São Paulo com pomares contaminados com greening. Na região, o último município incluído na lista dos que apresentam a doença foi Cedral. “Antes tínhamos detectado o problema em Adolfo”, disse.

A coordenadora disse que tanto a IN quanto a portaria darão mais agilidade ao trabalho de fiscalização e possibilitarão que plantas com sintomas da doença sejam erradicadas mais rapidamente o que vai ajudar na redução de inóculos (plantas com a doença) e, conseqüentemente, na contaminação de árvores sadias no pomar ou em propriedades vizinhas. As inspeções obrigatórias passasm a ser trimestrais. O greening é considerado o principal problema da citricultura mundial e pode levar a atividade a inviabilidade econômica.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.