CI

Segue plantio do trigo no RS

Na região de Santa Rosa as baixas temperaturas têm proporcionado boas condições para a germinação das sementes


As poucas e irregulares chuvas que ocorreram nos últimos períodos, são consideradas favoráveis para a cultura do trigo, cujo plantio, embora atrasado, segue de forma tranquila. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, no último período, o percentual de área plantada aumentou 12% e alcançou 52% do previsto para esta safra. Na região de Santa Rosa, onde 80% da área prevista para o trigo já estão plantadas, as baixas temperaturas têm proporcionado boas condições para a germinação das sementes e o desenvolvimento inicial das lavouras.

No Planalto Médio, onde se concentra a maior área de canola do RS, com cerca de 17 mil hectares, o plantio já foi encerrado, apresentando bom stand de lavoura no momento, não sendo prejudicadas pelas formações de geadas da semana que passou. Já na Fronteira Noroeste e Missões, segunda maior intenção de área na implantação desta cultura, com cerca de 3,7 mil hectares, 57% já se encontra semeada e sem problemas sanitários ou de clima.

Para os grãos de verão, a semana não apresentou mudanças significativas em relação à comercialização da safra. Com exceção da soja, que teve uma desvalorização de 2,37% no preço médio da saca de 60kg, motivada mais por questões cambiais que por alteração no quadro da oferta e demanda, os demais grãos mantiveram o comportamento das últimas semanas. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.