CI

Segunda fase da campanha contra a aftosa no RS começa dia 1º

O Estado vai disponibilizar, no início desta semana, 1,4 mi de doses aos agricultores integrados ao Pronaf


Na próxima sexta-feira (01-06) inicia oficialmente a segunda etapa de vacinação de bovinos e bubalinos (búfalos) contra a febre aftosa. A imunização, que se estende até 30 de junho, abrange todos os animais com até 24 meses de idade. A expectativa é de que sejam vacinados 4 milhões de animais. No ano passado, foram vacinados 3,8 milhões de cabeças. Os proprietários e produtores rurais devem adquirir as doses de vacinas contra a febre aftosa nas empresas autorizadas pelo Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria de Agricultura, Pecuária, e Agronegócio.

O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, diz que a compra de 1,4 milhão de doses aos agricultores familiares integrados ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) será feita no início desta semana. "A distribuição começa imediatamente", avisa. Machado admite que o envio de doses gratuitas aos agricultores familiares deve se estender durante os primeiros dez dias de junho. O investimento do Estado será de R$ 1,6 milhão.

Serviço:

- Para realizar a imunização do seu rebanho, o proprietário deve dirigir-se à Inspetoria Veterinária (IV) da sua região, adquirir a vacina, vacinar o rebanho e entregar na IV o relatório do procedimento e a nota de compra como prestação de contas. O site da Secretaria da Agricultura traz a lista das empresas autorizadas pelo DPA, no endereço www.agricultura.rs.gov.br/portal/php/saa_servico_detalhe.php?id=10. Mais informações podem ser obtidas nas unidades locais do DPA nos municípios ou pelo e-mail [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.